quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Programação Anual 2008

 

Data

Horário

Atividade

01/03

9:00hs

Reunião Sede:

·    Apresentação de todos e socialização;

·    Experiência individual em atividades escoteiras e outras similares;

·    Apresentação do Escotismo e do Grupo Escoteiro Arés;

·    Apresentação da Tropa Sênior/Guia;

·    Leis Escoteiras, atividades escoteiras, adestramento e comportamento;

·    Elaboração da Programação Anual;

·    Responsabilidade da Chefia (autorização para atividade extra-sede)

·    Avaliação (das atividades extra-sede, disciplina, espírito escoteiro, pontualidades, relatórios, responsabilidade, etc.);

·    Organização das Patrulhas (bastão, bandeirola, caixa de patrulha, uniforme, canto de patrulha e frequência).

 

 

 

08/03

9:00hs

Reunião Sede: Instrução básica de Orientação I

·    Mapa e Carta Topográfica;

·    Convenções dos mapas; Relevo do Terreno;

·    Escalas de distâncias; Medição de distâncias em cartas topográficas;

·    Orientação da carta topográfica e direções à seguir;

·    Os "três" nortes; Azimute e Visada

·    Orientação através do uso de foto de satélite;

·    Orientação através de coordenadas e distâncias;

 

 

 

15/03

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Instrução básica de Rapel com Valmir Schneider - Papaventuras

 

 

 

16/03

8:30hs

Indaba[1]

 

 

 

22/03

--

FOLGA

 

 

 

29/03

8:00hs às 10:30hs

ATIVIDADE EXTRA-SEDE:  Participação do SOS Castelhano[2]

·    Saída em frente a Igreja Católica

·    Atividade ecológica na várzea do Arroio Castelhano

·    Retorno e chegada em frente a Igreja Católica

 

 

 

 

18:00hs às 23:00hs

Atividade-extra-sede: Sede do Sindicato da Alimentação – Linha Estrela

·    Assembléia Geral do Grupo Escoteiro Arés[3]

·    Jantar[4]

·    Passagem de Escoteiros(as) para a Tropa Sênior/Guia

 

 

 

05/04

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Instrução sobre Orientação II

·    Organização da Caixa de Patrulha

·    Montagem de Acampamento e Bivaque

 

 

 

12/04

9:00hs

REUNIÃO SEDE: Ginásio Poliesportivo

·    Instrução teórica sobre Técnicas de Ascensão e Resgate com Rapel

·    Instrução prática sobre Rapel (formas de descidas)

·    Instrução e Avaliação da "Mochila de Ataque"[5]

 

 

 

19, 20 e 21/04

8:00hs

PLANETA AJURI: Aventura Regional Sênior

·    Ver Programação Oficial.

 

 

 

26/04

--

FOLGA

 

 

 

03/05

--

ATIVIDADE-EXTRA NA FENACHIM[6]

·    A Tropa ficará a disposição da Coordenação da Fenachim

 

 

 

10/05

--

ATIVIDADE-EXTRA NA FENACHIM[7]

·    A Tropa ficará a disposição da Coordenação da Fenachim

 

 

 

17/05

--

REUNIÃO SEDE:

·    Instrução sobre acampamentos (montagem da lona e barraca)

 

 

 

24/05

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Instrução sobre nós e amarras

·    Elaboração da nova Programação para 2008

 

19:00hs

·    Festa Junina

 

 

 

31/05

9:00hs

REUNIÃO EXTRA-SEDE:

·    Instrução teórica sobre Primeiros-Socorros no Corpo de Bombeiros

- Prevenção de Acidentes

- Riscos e Segurança em atividades

- Procedimentos ABC e VOS

 

 

 

07/06

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Instrução sobre Hastiamento e arriamento da Bandeira

·    Prática sobre Primeiros-Socorros:

- talas, imobilizações e transporte com maca

 

 

 

14/06 e 15/06

9:00hs

ACAMPAMENTO BÁSICO:

·    Acampamento básico com ênfase em nós, amarras, pioneirias e atividades de primeiros-socorros. Ver Programação.

·    Local: Júlio Spies

 

 

 

21/06

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Manutenção dos materiais pós-acampamento (02 Chefes podem Folgar)

 

20:00hs

·    Jantar das Pizzas (Galpão Morada Velha – Parque do Chimarrão)

 

 

 

28/06

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Comemoração do Dia do Sênior;

·    Atividade: "Sênior/Guia por um dia" (cada sênior/guia deverá trazer um adolescente para participar da atividade)

·    Percurso "Orientação por coordenadas e foto de satélite – 06 bases para decodificação de carta criptografada e base com Prova de Nós"

 

 

 

05/07

--

FOLGA

 

 

 

12/07

9:00hs

REUNIÃO EXTRA-SEDE:

·    Revisão da programação;

·    Pista de Corda (ponte de três cordas e falsa-baiana).

19/07

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Treinamento para montagem de acampamento (melhor local e formas para colocar uma lona, nós específicos para a lona e cuidados e manutenção);

·    Instrução para montagem de fogueiras (tipos de fogueiras, métodos de construção de fogueiras e formas de acender uma fogueira).

 

 

 

26 e 27/07

6:30hs

ACAMPAMENTO DE INVERNO:

·    Acampamento de Grupo em Viamão

 

 

 

02/08

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Limpeza e manutenção do equipamento pós-acampamento.

 

 

 

09/08

--

FOLGA

 

 

 

16/08

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Atividades sob responsabilidade da Patrulha Kailash8

 

 

 

23/08

9:00hs

REUNIÃO EXTRA-SEDE:

·    Atividades sob responsabilidade da Patrulha Tapuia[8]

 

 

 

30 e 31/08

9:00hs

VII Trilha de Especialidades[9]

 

 

 

06/09

--[10]

REUNIÃO EXTRA-SEDE:

·    Desfile 7 de Setembro

 

 

 

13/09

---

FOLGA

 

 

 

20/09

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Provas para Estágio Introdutório (para quem não tem a Promessa Escoteira) e Estágio Probatório sobre "Escotismo".

·    Atividade Ecológica referente ao Dia da Árvore (21/09)

 

 

 

27/09

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Atividade sob responsabilidade do Chefe Getúlio[11]

 

 

 

04/10

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Possível atividade referente ao Dia das Crianças em parceria com os clubes de serviço.

 

 

 

11/10

--

FOLGA

 

 

 

18/10

7:00hs

REUNIÃO EXTRA-SEDE:

·    Trekking Sênior-Guia

 

 

 

25/10

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Provas para Estágio Introdutório sobre "Ar Livre", questões a, b, c, e e f;

·    Provas para Estágio Probatório sobre "Ar Livre", questões a, b, c, D, g, h, i e j.

 

 

 

01/11

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Preparação para o Acampamento Solitário

 

 

 

08/11

9:00hs

ACAMPAMENTO SOLITÁRIO:

·    Acampamento de Tropa mas todas as atividades (bivaque, alimentação, competições, etc.) serão realizadas individualmente com intuito de verificar a aprendizagem individual.

 

 

 

15/11

--

FOLGA

 

 

 

22/11

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Atividade sob responsabilidade da Patrulha Kailash[12]

 

 

 

29/11

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Atividade sob responsabilidade da Patrulha Tapuia13

 

 

 

06/12

9:00hs

REUNIÃO EXTRA-SEDE:

·    Jornada ciclística

 

 

 

13/12

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Provas para Estágio Introdutório sobre "Cidadania e Valores";

·    Provas para Estágio Probatório sobre "Cidadania e Valores".

 

 

 

20/12

9:00hs

REUNIÃO SEDE:

·    Encerramento do Ano

 

 

 

Janeiro

2009

--

ACAMPAMENTO DE VERÃO:

·    Acampamento de Grupo em 04 dias de atividade

 

 

Observações:

  • A Programação poderá ser modificada, com as devidas notificações aos Sêniors/Guias, pelo Conselho de Tropa, pela Chefia de Tropa ou por solicitação do Diretor de Escotismo;
  • Os Sêniors/Guias deverão se programar para a participação de todas as atividades. As faltas somente serão aceitas com a justificativa antecipada dos Pais ou mediante determinação médica. Caso contrário, será observado o Regimento Interno do Grupo Escoteiro Arés.

 

 

Venâncio Aires, 07 de agosto de 2008.

 

 

 

Wilson Junior W.

Laerte Viana

Ana Viana

Chefe de Tropa

Diretor de Escotismo

Diretor Presidente



[1] INDABA é somente para as Chefias e Escotistas

[2] Necessidade de Autorização dos Pais para a atividade

[3] Obrigação da presença dos Pais ou Responsáveis na Assembléia Geral

[4] Confirmar presença na Janta com Chefe Ana – 3741.3317

[5] Todos Sêniores e Guias deverão trazer a mochila com todo equipamento de um acampamento volante de dois dias (preparação para o AJURI).

[6] Horários à serem definidos pelo G. E. Arés.

[7] Horários à serem definidos pelo G. E. Arés.

[8] As Patrulhas deverão entregar para o Chefe de Tropa a Programação escrita para a análise e avaliação das propostas de atividades, com antecedência de uma semana antes da atividade;

[9] Informações mais detalhadas serão repassadas pela Diretoria do Grupo.

[10] Horário e local de encontro será informado pelo G.E. Arés

[11] Os Assistentes de Chefia deverão entregar para o Chefe de Tropa a Programação escrita para a análise e avaliação das propostas de atividades, com antecedência de uma semana antes da atividade;

[12] As Patrulhas deverão entregar para o Chefe de Tropa a Programação escrita para a análise e avaliação das propostas de atividades, com antecedência de uma semana antes da atividade



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: