domingo, 9 de março de 2008

1ª JORNADA AQUÁTICA - 1992


Depois de percorreram um trecho de 33 Km no rio Taquari, sobre uma balsa feita com taquaras e tonéis plásticos, 8 escoteiros do ramo sênior, mais o chefe Marmitt, do Grupo de Escoteiros Ares, de Venâncio Aires, retornaram domingo à noite. Apesar do cansaço físico visivelmente estampado em cada um dos participantes, todos foram unânimes em dizer da satisfação de ter concretizado, com total sucesso, mais um desafio, ainda mais por ser a primeira aventura aquática realizada.

O desafio dos jovens escoteiros do ramo sénior, de realizar a aventura navegando de Bom Retiro a Taquari, iniciou sexta-feira pela manhã, quando começou a montagem da balsa junto à eclusa, em Bom Retiro. Foram cerca de 7 horas de trabalho para montagem de uma balsa de 4x6 metros, utilizando 12 tonéis plásticos de 100 litros, cedidos pelo Curtume Closs, e cerca de 400 quilos de taquara, cedidas por Edmundo Weschenfelder, residente em Grão-Pará.

Por volta das 18h30min de sexta-feira, sob a orientação do chefe Marmitt, a tropa sénior iniciou a navegação. Às 22 horas, já tendo percorridos cerca de 7 Km do rio Taquari, ancoraram em Chafariz para a refeição e o descanso notur-no. No sábado pela manhã, após uma revisão geral de todas as amarras e vistoria dos tonéis, o grupo navegou das 10 às 12h30min, percorrendo mais 5 Km eancorando em Mariante para o almoço e descanso. Às 15 horas reiniciaram a navegação, sendo favorecidos pela correnteza e o vento, percorrendo 10 Km em três horas, ancorando na cascalheira de General Câmara, às 18 horas, onde foram recebidos pelo chefe de Grupo, Wilson Weschenfelder. Como alguns tonéis permitiram a entrada de um pouco de água, foram anexados mais 4 tonéis, dando mais segurança aos jovens. No domingo, às 10 horas, já descansados, reiniciaram a navegação para cumprir os 11 Km restantes para atingir Taquari, onde ancoraram às 15 horas, sendo recebidos pelo Comissário Distrital da UEB, por um chefe de Taquari, um chefe de Mon-tenegro e mais 12 escoteiros de Taquari, além do chefe Breno e do presidente da Comissão Executiva do Grupo de Escoteiros Ares de Venâncio Aires, Júlio Spies.

Sob a orientação do chefe Marmitt, participaram desta aventura os escoteiros Guilherme e Ivan Seibel, Wilson Junior Weschenfelder, Dênis de Borba Santos, Rodrigo da Silva, Cristian Schimuneck, José Felipe Spies e Augusto Büllow.

Além do Curtume Closs e Edmundo Weschenfelder, esta aventura sénior contou com apoio de pessoas que emprestaram coletes salva-vidas, Rádio Venâncio Aires que cedeu rádio-comunicador, da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras e Secretaria da Agricultura e da equipe do Deprec de Mariante.


Chegada na eclusa de Bom Retiro do Sul


Integrantes da Tropa Sênior


Montagem da balsa



Início da Jornada Aquática


Publicação no Jornal de Venâncio

Nenhum comentário: