domingo, 9 de março de 2008

NASCE O ESCOTISMO

     Foi como um herói dos adultos e das crianças que, em 1901, ele regressou da África do Sul à Inglaterra, para ser cumulado de honrarias e para descobrir, surpreso, que a sua popularidade pessoal dera popularidade ao livro que escrevera para militares - "Aids to Scouting" - "Ajudas à exploração militar".
     O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas.
B-P viu nisto uma provocação e um desafio. Compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar os rapazes de sua pátria a se desenvolverem para uma robusta varonilidade. Se um livro para adultos sobre as atividades dos exploradores podia exercer tal atração sobre os rapazes e servir-lhes de fonte de inspiração, outro livro, escrito especialmente para os rapazes, poderia despertar muito maior interesse!
 

     Pôs-se então a trabalhar, aproveitando e adaptando sua experiência na Índia e na África, entre os Zulús e outras tribos selvagens.
Reuniu uma biblioteca especial e estudou nestes livros os métodos usados em todas as épocas para a educação e o adestramento dos rapazes - desde os jovens espartanos, aos antigos bretães e os peles-vermelhas, até os nossos dias.
     Lenta e cuidadosamente B-P foi desenvolvendo a idéia do Escotismo.
     Queria estar certo de que  a idéia podia ser posta em prática e por isso no verão de 1907, foi com um grupo de vinte rapazes para a ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou.
     O acampamento teve um completo êxito.
 
     Imagens do acampamento de Brownsea
aspecto do acampamento.jpg
baden-powell testando a corda para o jogo de tracção 2.jpg
Aspecto do acampamento
 
Baden-Powell testando a corda para o jogo de tracção 2
 
embarque no porto de Poole.jpg
jogo de recolha e identificação de folhas.jpg
Embarque no porto de Poole
 
Jogo de recolha e identificação de folhas
 
Maquete do Acampamento de Brownsea - propriedade da Scout Association.jpg
vista do acampamento.gif
Maquete do Acampamento de Brownsea - propriedade da Scout Association
 
Vista do acampamento
 
baden-powell junto a uma das tendas.jpg
baden-powell.jpg
Baden-Powell junto a uma das tendas
Baden-Powell
 
Atividade na ilha de Borwnsea
 
Homenagem ao acampamento de Borwnsea
 
     "Escotismo para Rapazes"
     E a seguir, nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de adestramento, o "Escotismo para Rapazes" - sem sequer sonhar que este livro ia por em ação um movimento que iria afetar a juventude do mundo inteiro.
     Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornais o "Escotismo para Rapazes", e já surgiam "patrulhas e tropas escoteiras" - não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países.
         


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: