sábado, 26 de abril de 2008

Planeta Ajuri reúne 400 escoteiros no Parque

 

Durante três dias escoteiros de mais de dez cidades se reuniram em Venâncio Aires para o Planeta Ajuri 2008, organizado pelo Grupo Escoteiro Arés. A programação teve início na manhã do sábado, dia 19, com a montagem do acampamento. À tarde, foi realizada uma solenidade na Praça da Matriz. Após, cada ramo escoteiro seguiu com atividades diferenciadas, voltadas para a sua faixa etária. Na noite de domingo, todos se reuniram para a Festa do Ajuri, que teve show ao vivo e sonorização da Fox Som.

 

Participaram da programação cerca de 400 pessoas, entre chefes, Lobinhos, Escoteiros, Sêniores, Guias e Pioneiros. Estiveram presentes os grupos escoteiros Ciretama de Bento Gonçalves, Vera Cruz de Vera Cruz, Henrique Dias de Santa Maria, Itacolomi de Rio Pardo, Ibiraiaras de Cachoeira do Sul, 19 Julho de Sapiranga, Melvin Jones de Santa Maria, Olavo Bilac de Santa Maria, Santo Angelo de Agudo, Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo de Santa Maria, Santa Cruz de Santa Cruz do Sul, Botucarai de Candelaria, Iguaçu de Pelotas e o anfitrião, o Grupo Escoteiro Arés de Venâncio Aires.

 

Jovens de mais de dez cidades participaram do evento

 

O ramo Lobo, voltado a crianças de sete a dez anos de idade, teve 54 participantes e 18 chefes, coordenados pela chefe escoteira e presidente Grupo Escoteiro Arés, Ana Maria Viana. O ramo Escoteiros, com integrantes de 11 a 14 anos, teve a presença de 126 jovens e 28 chefes, sob responsabilidade do chefe Rafael Amorim, do Grupo Escoteiro McLaren de Santa Cruz do Sul. Já o ramo Sênior, composto por escoteiros com idade entre 15 e 18 anos, contou com 56 participantes e 23 chefes, sob coordenação do chefe Wilson Junior Weschenfelder. Por fim, do Pioneiro participaram 12 jovens entre 18 e 21 anos, além de três chefes. Este ramo foi coordenado por Renato Kohler. Os organizadores agradecem o apoio recebido dos pais de integrantes do Arés, da Prefeitura de Venâncio Aires, do veterinário Ricardo Strohschoen, da Escola do Chimarrão e das empresas Chimatur, Tabacum, Madrugada e Supermercado Lenz.

 

RAMO LOBO

Conforme a presidente do Arés, Ana Maria Viana, no ramo Lobo as atividades foram voltadas principalmente para a preservação do meio ambiente. Para tanto, foi realizado o plantio de árvores e flores no Parque do Chimarrão, além da separação e reciclagem do lixo recolhido no local. Os lobinhos assistiram ainda a três palestras: sobre animais em extinção com o médico veterinário Ricardo Strohschoen, sobre o chimarrão com Rejane Pastore, da Escola do Chimarrão, e sobre a fotossíntese, a água e a dengue com a bióloga Lisandra. Durante a programação os pequenos escoteiros confeccionaram cartazes sobre conservacionismo, montaram monumentos ao planeta e apresentaram uma peça teatral.

 

RAMO ESCOTEIRO

Os integrantes do ramo Escoteiro tiveram um fim de semana de muitas atividades, inclusive noturnas, como a trilha do tesouro, realizada no sábado à noite. Os escoteiros participaram ainda de corridas com carrinho de rolemã e de giwell, ou seja, um percurso com obstáculos escoteiros como falsa baiana, catapulta, cabo submerso e orientação por bússola. Para descontrair e ao mesmo tempo despertar a preocupação com o meio ambiente, os jovens utilizaram materiais reciclados, como garrafas pet, latas e caixas, para fazer som, esculturas e outras atividades.

 

RAMO SÊNIORES

Os escoteiros do ramo Sêniores realizaram, já no sábado pela manhã, uma atividade de identificação de árvores no Parque do Chimarrão. No domingo a atração foi o rapel, praticado no interior do ginásio poliesportivo.

 

Mas a principal atividade dos sêniores (rapazes) e guias (moças), junto com 23 chefes, foi a Aventura Distrital Sênior-Guia, realizada durante o sábado e o domingo. Os participantes percorreram mais de 12 quilômetros, desde a localidade de Linha Sete Léguas, em Boqueirão do Leão, até Linha Alto Paredão Pires, em Venâncio Aires. No trajeto, os aventureiros passaram por trilhas na mata e caminhos em morros e tiveram atividades como natação, cabo submerso, orientação e demais técnicas escoteiras.

 

No sábado à noite, os participantes acamparam no CTG 20 de Setembro com o uso de bivaque (somente lona). Para realização da atividade, conforme Wilson Junior Weschenfleder, guia da aventura, os organizadores contaram com diversas parcerias, como as prefeituras de Venâncio Aires e Boqueirão do Leão e a patronagem do CTG 20 de Setembro, além da colaboração do soldado Ferreira do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, do senhor Guido Rosa de Boqueirão do Leão, do senhor Leonir Watte e de seu filho, do médico Sandro Hansel e Valmir Schneider, e dos moradores das localidades por onde os escoteiros passaram.

 

RAMO PIONEIRO

Para os mais velhos, a programação foi concentrada na realização de trabalhos comunitários. Entre as atividades desenvolvidas estão a pintura dos muros da Escola Municipal Dois Irmãos e a coleta de alimentos não perecíveis, doados ao Hospital São Sebastião Mártir, além de atividades no parque. No domingo, os escoteiros gravaram um programa de TV, exibido durante a Festa do Ajuri, domingo à noite.

 

Autora: Rozana Ellwanger - Jornal Folha do Mate

Postado por Wilson Junior Weschenfelder



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: