quarta-feira, 7 de maio de 2008

Escoteiros percorrem a região para conhecer suas belezas naturais







Participantes descreveram a aventura como de `belas paisagens` . O passeio foi definido pelo Chefe Wilson que é biólogo e instrutor de turismo (Foto 2).  

A aventura iniciou em Sete Léguas e percorreu um trajeto de 12,5 km entre trilhas na mata e caminhos em morros

 

     Fazendo parte das atividades do Planeta Ajuri 2008, evento que ocorreu no Parque Municipal do Chimarrão em Venâncio Aires e reúne mais de 10 grupos de escoteiros, e desenvolve atividades ligadas a preservação ambiental. A atividade taxada de `Aventura Distrital Sênior-Guia` aconteceu entre os dias 19 e 20 de abril, com a participação dos jovens entre 14 e 18 anos. O trajeto iniciou em Linha Sete Léguas (Boqueirão do Leão), atravessando diversas propriedades até chegar em Linha Alto Paredão Pires (Venâncio Aires), e teve a organização do 19° Distrito Escoteiro e do Grupo Escoteiro Arés de Venâncio Aires.

     Participaram do evento todos os grupos do 19° Distrito, sendo estes de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Rio Pardo, Agudo, Cachoeira do Sul e Candelária e outros grupos de cidades como Pelotas, Bento Gonçalves, Sapiranga e Santa Maria, totalizando cerca de 500 escoteiros (Lobinhos(as), Escoteiros(as), Sêniores e Guias e pioneiros(as)), sendo que na `Aventura Distrital` participaram 63 sêniores (rapazes) e guias (moças) e 23 Chefes, Escotistas, voluntários e um Bombeiro/Enfermeiro do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires.

 

BELAS PAISAGENS: Segundo os organizadores o evento foi muito elogiado, por suas atividades e organização, sendo que os participantes gostaram muito do local da `Aventura` descrevendo-o como de `belas paisagens`. Os organizadores já trabalhavam desde o início do ano para o evento ocorrer sem problemas e imprevistos, sendo que o Parque já havia sido escolhido pelos demais Grupos por causa de sua infra-estrutura. Na coordenação geral pelo Grupo Escoteiro Arés estavam os Chefes Larte Viana e a Chefe Ana Maria Viana (responsáveis pelo ramo Lobinho), Chefe Rafael Amorim do Grupo Escoteiro McLaren de Santa Cruz do Sul, pelo ramo Escoteiro, e o Chefe Wilson Junior Weschenfelder, responsável pelas atividades da aventura do ramo Sênior-Guia.

     O passeio foi definido pelo Chefe Wilson Junior Weschenfelder de Venâncio Aires que é biólogo e instrutor de turismo de aventura e está realizando um estudo dos potenciais da região para o ecoturismo. Segundo ele esta atividade, a `Aventura Distrital Sênior-Guia`, exige  um bom preparo físico dos participantes, pois como o nome diz é uma aventura. Este ano foi percorrido 12,5 Km entre trilhas na mata e caminhos em morros, com atividades como natação, cabo submerso, orientação e demais técnicas escoteiras, não havendo possibilidade de ter sido realizado o rapel e a escalada por causa da falta de tempo. O pernoite foi realizado no CTG 20 de Setembro com o uso de bivaque (somente lona), para dificultar a atividade e facilitar o transporte do mesmo. Ele ainda acrescenta que  `a atividade foi, além de uma aventura, um meio de fazer com que os jovens conhecessem as belezas naturais dos municípios de Boqueirão do Leão e Venâncio Aires, apresentando um dos potenciais da região para o desenvolvimento do ecoturismo e demais atividades de educação ambiental na natureza`.

 

AGRADECIMENTO: O agradecimento fica às Prefeituras de Boqueirão do Leão e Venâncio Aires, a patronagem do CTG 20 de Setembro e ao soldado Ferreira do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, a Guido Lopes da Rosa de Boqueirão do Leão, Leonir Watte e de seu filho, ao médico Sandro Hansel e Valmir Schneider, e aos moradores que, direta e indiretamente, auxiliaram, apoiaram e autorizaram a passagem do Grupo por suas propriedades.

 

Fonte: Jornal O Boqueirão

Postado por Wilson Junior Weschenfelder 



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: