domingo, 9 de março de 2008

COMBATENDO NA ÁFRICA E O CERCO DE MAFEKING

     Em 1887 encontramos B-P na África participando da campana contra os Zulús, e mais tarde contra as ferozes tribos dos Ashantís e os selvagens guerreiros Matabeles. Os nativos o temiam tanto que lhe deram o nome de "Impisa", o "lobo-que-nunca-dorme", devido a sua coragem, sua perícia como explorador e sua impressionante habilidade em seguir pistas.
     As promoções de Baden-Powell na carreira militar eram quase automáticas, tal a regularidade com que corriam - até que, subitamente, se tornou famoso. 
     Corria o ano de 1889 e Baden-Powell tinha sido promovido a Coronel.
     Na África do Sul estava se fermentando uma agitação. As relações entre a Inglaterra e o governo da República de Transvaal tinha chegado ao ponto do rompimento. Baden-Powell recebeu ordens de organizar dois batalhões de carabineiros montados e marchar para Mafeking, "tem as rédeas da África do Sul", era um dito corrente entre os nativos que se verificou ser verdadeiro.
Em 1887 foi de novo para África como ajudante de campo de seu tio, que era Governador da Província do Cabo.

     O Cerco de Mafeking  
     Veio a guerra, e durante 217 dias - a partir de 13 de outubro de 1899 - B-P defendeu Mafeking cercada por forças esmagadoramente superiores do inimigo, até que as tropas de socorro conseguiram finalmente abrir caminho lutando para auxiliá-lo, no dia 18 de maio de 1900.
     A Inglaterra estivera de respiração suspensa durante estes longos meses. Quando finalmente chegou a notícia: "Mafeking foi socorrida", ficou louca de alegria. Procure "Mafeking" em seu dicionário de inglês e junto a esta palavra você encontrará duas outras criadas neste dia tumultuoso; derivadas do nome da cidade africada: "Maffick" e "Maffication" - significando "celebração tumultuosa".
     B-P promovido agora ao posto de Major-General, tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas.
 
Coronel Baden Powel e demais militares no cerco de Mafeking
 
 


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: