segunda-feira, 23 de março de 2009

Ponte de Três de Cordas

No dia 21/03 a Tropa Sênior e Guia tiveram uma breve instrução sobre nós e amarras com a intenção de construir uma "ponte de três cordas" para ser utilizado em atividades sociais para o divertimento de crianças e jovens.

A "ponte de três cordas", como as demais pontes de cordas (falsa-baiana, crow, crow-duplo, etc.), são alguns dos diversos meios que os militares usam para fazer alguma travessia, seja de um rio para não se molhar, seja de uma fenda entre montanhas para encurtar o caminho.

Além da diversão em passar pela ponte, esta atividade faz com que os jovens se unam para trabalhar em grupo na montagem, como também, na sua travessia serve para melhorar o equilíbrio, a coordenação e combater a possibilidade do medo de altura.

Caso for realizado a "ponte-de-três-cordas" em alturas que possam criar risco aos indivíduos, deve-se utilizar uma corda de segurança sobre a ponte com uma cabo-solteiro conectado a cadeirinha do usuário com o uso de mosquetões de segurança. Também pode ser utilizado a segurança do tipo "top rope" na corda de segurança.

Veja as imagens:






Nenhum comentário: