sábado, 8 de março de 2008

BÚSSOLA E MAPAS

     Uma Bússola é essencial longe da cidade  - sem ela, é fácil ficar desorientado.
     Atenção: Objetos metálicos ou magnéticos podem distorcer suas leituras. Qualquer aparente mudança de direção que surgir subitamente deve ser investigada, mas, uma vez que você concluir que tudo está bem, sempre acredite em sua bússola.
 
     Variação Magnética
     Usar bússola e mapa poder ser complicado devido a uma pequena diferença entre o norte indicado pelo mapa (norte geográfico) e o norte assinalado pela bússola (norte magnético). Em algumas áreas essa variação, ou declinação magnética é mínima. Porém, ela aumenta em latitudes altas, e em alguns lugares pode até fazer com que a bússola se torne inútil. É vital conhecer a variação magnética em sua área (encontrada no seu mapa topográfico) quando você está navegando e fazer qualquer subtração ou adição necessária ao ser posicionamento.
 
 
     A bússola transferidora
     A bússola transferidora (do tipo Silva) é leve, muito confiável e precisa o suficiente para orientação e navegação básicas. Ela permite que você calcule uma posição num mapa, selecione uma direção em graus de acordo com ela e então a utilize para encontrar o caminho cento, sem fazer cálculos adicionais
 
Bússola transferidora
 
     A bússola de visada
     A bússola de visada é mais precisa do que a transferidora. Tanto para navegação quanto para tirar visadas. O Mostrador luminoso e a escala travável a tornam preferível para navegação noturna.
Apontando a bússola: Quando apontar com uma bússola de reflexão, a tampa é elevada verticalmente e a mira girada para a sua posição de leitura.
 
Bússola de visada
 
     Como usar a bússola de reflexão
     Para navegar, alinhe a bússola com o ângulo magnético que você que seguir. Então, com a tampa aberta, alinhe a agulha norte com o norte do mostrador. Quando estiver andando mantenha os dois nortes alinhados.
 
     1. Com a bússola encostada na bochecha, olhe pela mira e alinhe a linha de visada na tampa ao objeto que você escolher como ponto de referência. Olhando ligeiramente para baixo, leia o ângulo magnético no disco contra o traço - este é refratado para o seu olho pelo prisma do ocular. A ilustração à direita mostra a posição (45 graus). 
 

     2. Some ou subtraia o número da variação magnética local de sua leitura para obter uma posição precisa na grade do mapa. Calcule a posição no seu mapa com transferidor e lápis, alinhando zero grau no transferidor ao norte.
 

     3. Para ajustar a posição no mapa, subtraia ou some a variação magnética. Em seguida, ajuste a visada na bússola. Alinhe os ponteiros norte para ver a sua direção.

     Os ajustes
     Orientar-se no solo requer encontrar o norte (e o topo do seu mapa) e então se virar para que você e o mapa estejam olhando o norte, ou girar o mapa para que ele aponte para a direção de sua viagem. Você pode, assim, ajustar sua bússola ao mapa.
 
     1. Para encontrar o ângulo no ponto A (sua posição) para o ponto B (seu destino) deite a bússola sobre o mapa com a seta de direção apontando para o caminho que você deseja seguir. Leia a distância entre os pontos A e B usando a escala na borda da bússola e compare-a com a escala do mapa. 
 

     2. Sem deslocar a bússola, gire o mostrador central até que as linhas paralelas norte-sul se alinhem com as linhas de traçado do mapa. A seta norte (vermelha= no mostrador deve apontar para o norte do mapa . Isso ajusta o ângulo entre a linha A-B e o norte magnético da bússola.
 

     3. Vire o mapa até que a seta norte da bússola se alinhe ao norte magnético, como indicado pela agulha. A seta de direção de viagem na extremidade da bússola agora apontará para o ponto do ângulo que você ajustou e o qual seguirá 

     4. Agora você pode segurar a bússola e seguir a seta de direção. Mantenha alinhados a agulha norte no mostrador e o norte no disco magnético. Quando seguir uma indicação, sempre deixe a bússola nivelada para evitar que o disco magnético cole dê uma leitura falsa.
 

     Localizando sua posição
     Você pode encontrar sua posição aproximada escolhendo dois ou mais marcos, identificando-os no mapa e orientando o mapa para eles. Use a bússola para obter uma localização mais precisa de sua posição.
 
     1. Inspecione o terreno e escolha dois marcos que devem figurar no seu mapa. Esses marcos (duas casas foram selecionadas aqui) devem estar a, pelo menos, 20 graus do seu ponto de observação e um do outro.
 

     2. Tire uma visada da primeira casa. Some ou subtraia a variação magnética se ela for grande na sua área, caso contrário, você pode ignorar o procedimento. Identifique esse marco no seu mapa. 

      3. Desenhe a direção oposta à visada somando ou subtraindo 180 graus do seu ângulo original, ou então lendo 180 graus do lado oposto ao seu ângulo original no mostrador da bússola.

     4. Tire uma visada da segunda casa (que deve estar, pelo menos, 20 graus distante da primeira e facilmente identificável no mapa). Em matas, mangues, desertos ou neve, pode haver somente cumes de morros, então use curvas de nível para determinar a localização de cada um deles.
 
 
     5. Marque a segunda direção oposta à visada no mapa, somando ou subtraindo 180 graus como na etapa 3. A sua posição é o ponto de interseção dos dois. Uma terceira direção oposta à visada interseta como um triângulo: você está dentro dele. 
 
 
Fonte: Tropa Sênior Carcará


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: