terça-feira, 15 de setembro de 2009

Avaliação da Tropa "Cerro do Baú" - 1° semestre/2009


     A avaliação da Tropa Sênior-Guia se dá a partir da valoração (de 0 a 5 pontos) de blocos que resume a progressão e a responsabilidade do jovem no Movimento Escoteiro. Estes blocos são agrupamentos de 5 áreas distintas tais como: Presença nas atividades/reuniões, bem como o cumprimento do horário; uso do Uniforme escoteiro completo; Evolução no adestramento e nas técnicas escoteiras através das Provas de Classe; realização de Tarefas e trabalhos determinados, bem como o seu cumprimento na entrega e qualidade do mesmo; e a participação em Jogos e competições.

     Com a realização da média aritmética ponderada do somatório dos pontos por bloco pode-se verificar em quais áreas a Tropa Sênior-Guia está mais ou menos qualificada e quais áreas necessitam de maior empenho, seja da Chefia, seja dos Escoteiros (Figura 1)

http://lh6.ggpht.com/_D373-qUIBS0/Sq5RScYGn0I/AAAAAAAABas/tY9bgbh0uq0/%3D%3Futf-8%3FB%3FQXZhbGlhw6fDo28gYmxvY29zIDIwMDktMS5qcGc%3D%3F%3D-757921.jpg
Figura 1: Nos blocos "Presença nas atividades" e "uso do Uniforme" os percentuais de aproveitamento no 1° semestre estão satisfatórios porque a maioria possui mais de 80%.

     Entretanto, nos blocos "Evolução e adestramento Escoteiro (Provas de Classe)" e "realização de Tarefas", todos apresentaram baixo percentual de aproveitamento, principalmente, nos blocos que tratam do compromisso em realizar e entregar as tarefas e na questão que trata da realização das Provas de Classe. O bloco "Jogos e competições" demonstra que os jovens estão em um mesmo nível de conhecimento e formação não, necessariamento, precisando de valores altos, mas sim, de valores equilibrados entre eles.

     Verificado o somatório dos percentuais de todos os blocos podemos avaliar a progressão e a responsabilidade individual de cada Sênior ou Guia no Movimento Escoteiro (Figura 2). O Valor máximo foi de 41,75% que está muito aquém de um mínimo esperado de 60%. No entanto, estes valores são relativos ao baixo empenho, principalmente, no que trata das Provas de Classe e nas Tarefas, fazendo com que a média geral seja baixa.

http://lh4.ggpht.com/_D373-qUIBS0/Sq5RSEMJzmI/AAAAAAAABak/8MMVQBoRz3I/%3D%3Futf-8%3FB%3FQXZhbGlhw6fDo28gMjAwOS0xLmpwZw%3D%3D%3F%3D-756609.jpg
Figura 2: Percentual de aproveintamento individual e por Patrulhas no 1° Semestre de 2009




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: