segunda-feira, 20 de abril de 2009

Como enfaixar corretamente as mãos e dedos

     Saiba como utilizar corretamente o esparadrapo para evitar lesões nos dedos e nas mãos, tanto no treinamento em academias como na prática em rocha.
     Seguindo esta linha de pensamento, a marca Metolius criou alguns modelos interessantes de "bandagem das mãos e dedos", de forma que o esparadrapo, além de prevenir as lesões, dure a escalada toda sem cair das mãos e dos dedos e em alguns casos possa até ser reutilizado.

     Para enfaixar as mãos
     Coloque três tiras sobre a parte traseira da mão, de modo que cada tira cubra 1/4 da outra, assegurando que a primeira tira cubra a parte mais expostas dos ossos da mão.
1. Coloque uma tira desde antes do punho e leve-a até o dedo indicador, onde dará uma volta e retornará novamente até o punho;


2. Feche a bandagem envolvendo os tirantes do punho com várias voltas de fita.
3. Assim você terá uma excelente proteção da parte traseira das mãos, ótima para escalar entalamentos de mão, e que deixa a palma das mãos livres para as agarras. Uma facilidade desta bandagem é que ele, além de ser facilmente removível, pode ser reutilizada.
4. Para remover, corte a bandagem na parte interna do punho (junto a palma da mão) e com muito cuidado remova-o sem desmanchá-lo.



5. Para reutilizá-lo, é somente colocá-lo novamente na mão e envolver o punho novamente com uma fita! Você irá se surpreender com a quantidade de vezes que conseguirá reutilizá-lo.

     Para enfaixar os dedos:
   1. Com o dedo ligeiramente dobrado, utilize apenas 1/4 da largura do esparadrapo e cubra desde a metade da primeira articulação do dedo, passando pela ponta e retornando, do outro lado do dedo, à mesma posição.



2. Utilizando novamente 1/4 da fita, dê várias voltas de esparadrapo no dedo, começando sempre da ponta e indo em direção da mão, envolvendo até a primeira articulação, tendo o cuidado de sempre passar 1/3 do esparadrapo sobre ele mesmo, sem deixar espaços, deixando não apertado, de forma a não estrangular a circulação sanguínea.
3. Arremate a bandagem envolvendo em forma de 8, como mesmo pedaço de 1/4 de fita, ao redor da articulação, sempre fazendo isso com o dedo dobrado. Após, complemente com fita até cobrir toda a extensão da fita inicial.



4. Para finalizar, aperte um pouco, com as pontas dos dedos da outra mão, para que a bandagem fique firme. Fazendo isso, quando começar a utilizar a bandagem, sentirá que esta estará trancando um pouco a circulação, mas logo ela cederá um pouco, porém mantendo-se firme.
     Por fim, lembre sempre de nunca deixar esparadrapo na rocha ou no chão! Demorará anos para que o mesmo se desintegre na natureza e ninguém gosta de escalar em locais sujos!

Fonte: Via. AltaMontanha - Cordadainfinita


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: