segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Escoteiro por um dia


A atividade "Escoteiro por um dia", desenvolvida pela Grupo Escoteiro Arés - 193 no no Parque do Chimarrão no último sábado (29/08), teve a participação de mais 100 jovens que, juntamente com os integrantes do Arés, escotistas, colaboradores pais e familiares, movimentou cerca de 200 pessoas.

Durante a abertura, o escotista Wilson José Weschenfelder comandou o hastiamento das bandeiras e destacou alguns ensinamentos do Escotismo e sobre a história de Baden Powell, seu fundador. Após, os jovens seguiram com seus Chefes responsáveis para as devidas áreas de atividades.

O ramo Lobinho, coordenado pela Presidente e Chefe Ana Maria Viana, desenvolveram atividades lúdicas para envolver as crianças num ambiente de magia e diversão. Também ocorreram diversos jogos e brincadeiras, como a mini falsa-baiana, sob organização do Chefe Laerte Viana.

O ramo Escoteiro, coordenado pelo Chefe Cênio Ruwer, desenvolveu atividades com intuito de divertir e desenvolver os aspectos físicos e cooperativos entre os jovens. Estas atividades necessitaram de empenho, coordenação, equilíbrio e imaginação. Os jogos escoteiros incentivam os jovens a participar sem esperar ganhar, sem violência e sim, de auto-superação e de que alguns jogos dependem do coletivo.

Com atividades básicas de orientação, instrução teórica de rapel, escalada em árvore e atividades vendadas que associam os jogos noturnos, o ramo Sênior promoveu atividades em grupos (Patrulhas) com ênfase na superação do medo de altura na falsa-baiana e na escalada em árvore, desenvolvidas através de técnicas de arvorismo; na aversão pelo escuro com a pista de fio e orientação cega, onde os jovens ficam vendados e devem percorrer um trajeto guiado por um fio ou por coordenação de outros colegas; e na capacitação para a orientação guiada por azimutes e distâncias ou por seguir marcações específicas que favorecem, em atividades futuras, percorrer um trajeto sem conhecê-lo. A tropa Sênior é coordenada pelo biólogo Wilson Junior Weschenfelder que também desenvolve atividades de educação ambiental, trilhas ecológicas, visitação à cachoeiras, aventuras náuticas, desafios, etc.

Todas as atividades escoteiras foram montadas pelos devidos Chefes e desenvolvidas e orientadas por ex-escotistas, pais e colaboradores que, sem eles, o evento "Escoteiro por um dia" não poderia ser realizado.

Como resultado do "Escoteiro por um dia" a coordenação destaca um grande número de jovens participantes, principalmente nos ramos Lobinhos e Escoteiros, onde, juntamente com pais e familiares, lotaram o espaço reservado no Parque do Chimarrão demonstrando que o evento teve sucesso em público e na divulgação do Movimento Escoteiro em Venâncio Aires e região.

Incrições - As incrições estão abertas para os jovens (Lobinhos, Escoteiros e Sêniores) e para adultos como assistentes de Chefia, principalmente nos ramos Lobinhos e Escoteiros.

As fotos estão no:
http://picasaweb.google.com/TropaSeniorGuiaAres/EscoteiroPorUmDia

Créditos pelas fotos: Rozana Ellwanger

Postado pelo Chefe Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: