domingo, 30 de março de 2008

Sábado é dia de limpar o Castelhano

     Neste sábado, às 7h30min, os venâncio-airenses têm encontro marcado na ponte sobre o Castelhano no acesso ao bairro Grão Pará. No local será realizada a concentração para o Mutirão de Limpeza do arroio, promovido pelo Rotary Clube Venâncio Aires dentro do projeto SOS Arroio Castelhano. O objetivo da ação é retirar o lixo acumulado na água e nas margens em uma extensão de aproximadamente dez quilômetros, desde a ponte de Olavo Bilac até Passo do Cananéia.
     Antes de partir para o trabalho, os voluntários se reúnem na ponte de acesso ao bairro Grão Pará, onde haverá uma breve solenidade de abertura com Hino Nacional e apresentação do SOS Castelhano pelo presidente do clube, José Eleir de Macedo. Como esse é um projeto sem data para terminar, antes da dispersão das equipes de trabalho será plantado um Ipê, árvore símbolo do Rotary que significa a amizade, representando o começo das atividades do SOS Arroio Castelhano.
     Os voluntários serão divididos em cinco equipes. A primeira, sob responsabilidade de Juir Hansel, inicia o recolhimento do lixo na ponte em Olavo Bilac e vai descendo o arroio, até encontrar com a equipe dois. Esta, cujo responsável é Roque Haas, vai subir o Castelhano a partir da ponte do acesso ao Grão Pará em direção à primeira equipe. Já o terceiro grupo de trabalho, coordenado por Getúlio Sehn Filho, inicia a limpeza na ponte em Grão Pará e vai em direção ao bairro Battisti, seguindo até a Olaria Weber. A partir desse ponto, o recolhimento do lixo fica a cargo da quarta equipe, liderada por Fernando Heissler. Este grupo deve percorrer o arroio até Passo do Cananéia.
     Além do Castelhano e de suas margens, a estrada também vai receber uma "faxina". Enquanto as demais equipes trabalham no arroio, o Grupo de Escoteiros Arés vai percorrer toda a via de acesso ao bairro Grão Pará, até a ponte sobre o Castelhano, recolhendo o lixo acumulado nas margens da rodovia.
     As equipes responsáveis pela limpeza do arroio vão seguir por terra, recolhendo entulhos das margens, e em barcos, para coletar os materiais depositados na água. Haverá carro da Prefeitura disponível na concentração para levar os voluntários até os locais onde as equipes iniciam o trabalho. O Município disponibilizou ainda caminhões para transportar o material recolhido até a usina de triagem, em Linha Estrela. O resgate do Corpo de Bombeiros também estará na ponte em Grão Pará.
 
Em 2006, pescadores encontraram trechos onde nem o barco passava por causa do lixo
 
     COLABORAÇÃO
     "A idéia é a conscientização do que está acontecendo com o arroio Castelhano com relação ao lixo", resume o presidente do Rotary, sobre os objetivos das atividades do SOS Castelhano. Macedo coordena o projeto ao lado do presidente da Cooperativa dos Pescadores de Venâncio Aires (Copeva Z-6) Paulo Schwertner e do rotariano Ricardo Strohschoen.
      O presidente do clube ressalta que quem quiser colaborar só precisa comparecer às 7h30min na ponte sobre o Castelhano em Grão Pará. No local, as equipes serão divididas e serão distribuídas camisetas do projeto e luvas. Porém, ele pede que quem tiver luvas leve-as. A previsão é de que o Mutirão esteja encerrado até as 13h.
      Mas, para que a ação tenha sucesso, é necessária a colaboração de todos. Aos proprietários de terras nas margens do arroio, Macedo pede para que recolham o lixo de suas propriedades e deixem o material na margem do Castelhano ou na estrada que uma equipe de trabalho recolherá os resíduos. Mas, ele ressalta que é necessário comunicar a organização do Mutirão, pelo telefone 9911 2192. Por esse número também é possível obter maiores informações.
 
Autora: Rozana Ellwanger - Jornal Folha do Mate (27/03/2008)
Postado por Wilson Junior Weschenfelder


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: