quinta-feira, 6 de março de 2008

Grupo de escoteiros Arés retoma atividades

     O adolescente precisa construir valores, seguir exemplos e ter modelos de condutas positivas nas relações sociais. São esses modelos que ajudam a estruturar formas saudáveis de relacionamento e propiciam ao jovem um crescimento emocional construtivo para a vida adulta. Muitas vezes, eles se espelham em professores nas escolas, ou em líderes da comunidade. Assim, buscam referências na forma de agir com os adultos próximos.
     A inserção de grupos saudáveis em seus relacionamentos interpessoais ajuda nessa construção. Desenvolve valores como a importância de ajudar, a solidariedade, a ética nas relações entre amigos e a responsabilidade na relação com os outros. A principal característica desse envolvimento é a necessidade de estabelecer um vínculo forte, de confiança e afeto entre os jovens e os adultos participantes do grupo.
     Nos escoteiros, trabalha-se com o conceito essencial de responsabilidade pessoal, um valor que só traz ganhos para a sociedade e para o amadurecimento dos jovens que freqüentam o grupo. O sentimento de poder contribuir com os outros e a formação de uma equipe com objetivos comuns é muito positivo e auxilia na construção de valores cada vez mais importantes para a nossa sociedade.
     O Escotismo é um movimento educacional de jovens, com a colaboração de adultos, voluntários, sem vínculos políticos-partidários. O grupo valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o propósito, os princípios e o método escoteiro, concebidos pelo fundador, Baden Powell.
 
Atividades ensinam valores como respeito e solidariedade
 
     PLANETA AJURI
     O ano de 2008 é dedicado, internacionalmente, ao Planeta Terra. Com isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) pretende chamar a atenção da população mundial para a necessidade de preservação dos recursos naturais do planeta e buscar um desenvolvimento sustentável. É uma época em que o aquecimento global torna-se grande ameaça para o clima.
     O grupo escoteiro Arés, inserido neste contexto vai realizar um evento com o tema Planeta Ajuri, onde as atividades serão desenvolvidas para a preservação do meio ambiente, reaproveitamento de materiais recicláveis, limpeza de córrego, plantio de árvores e coleta seletiva de lixo, entre outras. As ações incluem, também, a parte escoteira como rapel, trilhas, jornada ecológica e escaladas.
      Esse evento estadual será realizado no Parque do Chimarrão, nos dias 19, 20 e 21 de abril e já estão confirmados a presença de grupos de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Candelária, Rio Pardo e Cachoeira do Sul. "Todos somos um pouco responsáveis pelo perfeito funcionamento do nosso planeta", ressalta Ana Maria Viana, presidente do grupo.
 
     Inscrições
     Do dia 1º até o dia 29, o grupo de escoteiros Arés estará com vagas abertas para crianças e adolescentes, a partir dos sete anos. Os interessados podem se dirigir ao Parque do Chimarrão, todos os sábados de manhã acompanhados de um responsável para preencher a ficha.
 
     Chefes Voluntários
     Adultos maiores de 21 anos, homens ou mulheres, que têm espírito de aventura e gostam de trabalhar com crianças e adolescentes para auxiliar na formação dos escoteiros. Não há necessidade de experiência, pois os interessados passarão por estágio.
Autora: Diana Azeredo - Folha do Mate


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: