terça-feira, 10 de novembro de 2009

"1° Desafio de Verão" - 90 Km de jornada aquática


     Nos dias 31/10, 1 e 2/11 o Grupo Escoteiro Arés, através da Tropa Sênior-Guia (jovens entre 15 e 17 anos), participaram do "1° Desafio de Verão" organizado pelo Comissário do 19° Distrito Escoteiro, Chefe Lailton, pelo Chefe Jean do Grupo Escoteiro Ibiraiaras de Cachoeira do Sul e pelo Chefe Wilson, do Grupo Escoteiro Arés de Venâncio Aires. Este desafio consistiu em uma jornada aquática sendo percorrido 90 quilômetros  pelo rio Jacuí entre os municípios de Cachoeira do Sul, com a saída na ponte do Fandango, até a praia dos Ingazeiros em Rio Pardo.

http://lh3.ggpht.com/_D373-qUIBS0/SvF0QYiIS2I/AAAAAAAAB-o/Ivf2r3nQ4GY/s720/IMG_5943.jpg
Chefes, Sêniores e Guias do 19° Distrito que participaram da atividade

     Essa jornada foi realizada com balsas e barcos montados com taquara, sisal, cãmaras de borracha, tonéis e garrafas plásticas. Participaram desta atividade os grupos escoteiros dos municípios de Rio Pardo, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Cachoeira do Sul num total de 29 jovens entre meninas e meninos, 8 Chefes, 3 escotistas, 4 bombeiros, 4 militares, 5 ex-sêniores e 13 colaboradores juntamente com o apoio de um iate, um bote militar do Batalhão de Engenharia de Cachoeira do Sul, seis barcos com motor, sendo um do Corpo de Bombeiros de Cachoeira do Sul e outro de Santa Cruz do Sul, e mais 6 caiaques.

http://lh3.ggpht.com/_D373-qUIBS0/SvF2qD7haMI/AAAAAAAAB_k/dXweE-R_K80/s640/IMG_5959.jpg
Grupo de apoio

     Neste três dias de atividade os jovens tiveram que fazer sua própria comida e acampar nas margens do rio Jacuí enfrentando as dificuldades de um grande desafio com muita habilidade, força e persistência como todo bom escoteiro. Em todo o percurso não aconteceu problema algum que pudesse ser considerado como um incidente sendo somente o vento contra o único empecilho que atrapalhou a atividade e fazendo com que o desafio não fosse cumprido por inteiro, pois com o vento de frentes nos três dias acabava formando ondas e atrapalhando a navegação, assim, somente foram completados 80 quilômetros remando. No restante da distância as embarcações foram rebocadas pelo iate o que gerava muita diversão entre os participantes.

http://lh3.ggpht.com/_D373-qUIBS0/SvF59t-DdZI/AAAAAAAACBA/xZ7PlnG66No/s640/IMG_5986.jpg
O primeiro grande reboque

     Como esta atividade também tinha um cunho ecológico através do uso de materiais recicláveis para a construção das embarcações e chamar a atenção para a poluição da água e seu uso excessivo, foi desenvolvido um dos vários itens para que os jovens pudessem alcançar a Insígnia do Conservacionismo - etapa Azul, consistindo da realização de um debate coordenado pelo biólogo e Chefe Wilson Junior Weschenfelder sobre o que constitui o meio ambiente natural, o efeito da ação do homem sobre ele, como tal ação está prejudicando o equilíbrio da natureza e o que se pode fazer para restabelecer o equilíbrio ecológico.

http://lh3.ggpht.com/_D373-qUIBS0/SvF8QK0tmWI/AAAAAAAACB0/D31hSBxOaus/s640/IMG_6001.jpg
Primeiro pernoite

     Para finalizar a Tropa Sênior-Guia "Cerro do Baú" do Grupo Escoteiro Arés de Venâncio Aires agradece a ajuda de todos que colaboraram que este evento fosse realizado, principalmente ao Batalhão de Engenharia que emprestou os coletes salva-vidas e os remos e ao Corpo de Bombeiros pela segurança dos jovens, como também aqueles pais, amigos e aos colaboradores que transportaram mochilas, comida, barracas e rebocaram algumas embarcações com seus próprios barcos.

http://lh4.ggpht.com/_D373-qUIBS0/SvVkM03L82I/AAAAAAAACJI/trpjPfxFNZ0/s640/desafio%20-%20jean3.JPG
Passagem pela eclusa

Também fica o convite para todos os jovens que tiverem interesse, responsabilidade e espírito de aventura que o grupo Escoteiro Arés se reúne aos sábados a tarde nos fundos do poliesportivo no Parque do Chimarrão e está sempre de portas abertas para novos integrantes, colaboradores e assistentes.

http://lh6.ggpht.com/_D373-qUIBS0/SvGYxrCK6cI/AAAAAAAACHA/-j8cft09q2E/s640/IMG_6089.jpg
Chegada na praia dos ingazeiros em Rio pardo

Todas as fotos estão no http://picasaweb.google.com/TropaSeniorGuiaAres/DesafioDeVeraoAventuraAquatica



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Partindo para o "1° Desafio de Verão"




Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes