segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Escoteiro por um dia


A atividade "Escoteiro por um dia", desenvolvida pela Grupo Escoteiro Arés - 193 no no Parque do Chimarrão no último sábado (29/08), teve a participação de mais 100 jovens que, juntamente com os integrantes do Arés, escotistas, colaboradores pais e familiares, movimentou cerca de 200 pessoas.

Durante a abertura, o escotista Wilson José Weschenfelder comandou o hastiamento das bandeiras e destacou alguns ensinamentos do Escotismo e sobre a história de Baden Powell, seu fundador. Após, os jovens seguiram com seus Chefes responsáveis para as devidas áreas de atividades.

O ramo Lobinho, coordenado pela Presidente e Chefe Ana Maria Viana, desenvolveram atividades lúdicas para envolver as crianças num ambiente de magia e diversão. Também ocorreram diversos jogos e brincadeiras, como a mini falsa-baiana, sob organização do Chefe Laerte Viana.

O ramo Escoteiro, coordenado pelo Chefe Cênio Ruwer, desenvolveu atividades com intuito de divertir e desenvolver os aspectos físicos e cooperativos entre os jovens. Estas atividades necessitaram de empenho, coordenação, equilíbrio e imaginação. Os jogos escoteiros incentivam os jovens a participar sem esperar ganhar, sem violência e sim, de auto-superação e de que alguns jogos dependem do coletivo.

Com atividades básicas de orientação, instrução teórica de rapel, escalada em árvore e atividades vendadas que associam os jogos noturnos, o ramo Sênior promoveu atividades em grupos (Patrulhas) com ênfase na superação do medo de altura na falsa-baiana e na escalada em árvore, desenvolvidas através de técnicas de arvorismo; na aversão pelo escuro com a pista de fio e orientação cega, onde os jovens ficam vendados e devem percorrer um trajeto guiado por um fio ou por coordenação de outros colegas; e na capacitação para a orientação guiada por azimutes e distâncias ou por seguir marcações específicas que favorecem, em atividades futuras, percorrer um trajeto sem conhecê-lo. A tropa Sênior é coordenada pelo biólogo Wilson Junior Weschenfelder que também desenvolve atividades de educação ambiental, trilhas ecológicas, visitação à cachoeiras, aventuras náuticas, desafios, etc.

Todas as atividades escoteiras foram montadas pelos devidos Chefes e desenvolvidas e orientadas por ex-escotistas, pais e colaboradores que, sem eles, o evento "Escoteiro por um dia" não poderia ser realizado.

Como resultado do "Escoteiro por um dia" a coordenação destaca um grande número de jovens participantes, principalmente nos ramos Lobinhos e Escoteiros, onde, juntamente com pais e familiares, lotaram o espaço reservado no Parque do Chimarrão demonstrando que o evento teve sucesso em público e na divulgação do Movimento Escoteiro em Venâncio Aires e região.

Incrições - As incrições estão abertas para os jovens (Lobinhos, Escoteiros e Sêniores) e para adultos como assistentes de Chefia, principalmente nos ramos Lobinhos e Escoteiros.

As fotos estão no:
http://picasaweb.google.com/TropaSeniorGuiaAres/EscoteiroPorUmDia

Créditos pelas fotos: Rozana Ellwanger

Postado pelo Chefe Wilson Junior Weschenfelder


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Convite para o "ESCOTEIRO POR UM DIA"


Caros colegas, amigos e escotistas


No dia 29/08, das 14:00 às 16:30hs, teremos a atividade "ESCOTEIRO POR UM DIA" no Parque do Chimarrão onde o G.E. Arés aplicará jogos e atividades escoteiras aos jovens da comunidade com o objetivo de promover a integração com Movimento Escoteiro e fazer com que mais jovens e adultos venham a integrar o Movimento Escoteiro.

O foco do "ESCOTEIRO POR UM DIA" é aplicar jogos e atividades escoteiras às crianças de 7 a 11 anos (ramo LOBO), aos jovens de 12 a 14 (ramo ESCOTEIRO) e aos adolescentes de 15 a 18 (ramo SÊNIOR), de ambos os sexos.

Assim, se estiverem livres neste sábado, estou convidando-os para participar na orientação/coordenação das bases que serão realizadas ou mesmo para se interar do Movimento Escoteiro. Se puder confirme sua participação a mim ou, se não, apareçam lá no Parque do Chimarrão para confraternizar e levem amigos, colegas, vizinhos e alunos que possuem interesse em participar do jogos e atividades escoteiras.

Lembro também que, em algumas escolas, serão entregues convites (também será divulgado no jornal Folha do Mate) que juntamente terão uma autorização que os Pais ou responsáveis dos jovens deverão assinar e levar junto para participar das atividades.

Abaixo está o folder sobre o MOVIMENTO ESCOTEIRO com uma descrição básica do método escoteiro e dos ramos (Lobo, Escoteiro e Sênior).

AQUI, também está a Programação Básica do 2° semestre para que os jovens possam ver o que será realizado até o final do ano e quais as aventuras e desafios que o G. E. Arés realizará.

Um grande abraço e, desde já, agradeço a colaboração.

Sempre Alerta para Melhor Servir!!

Wilson Junior Weschenfelder
Chefe da Tropa Sênior-Guia do G.E. Arés/193-RS

Clique para a imagem ser ampliada





quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Reinício das atividades escoteiras e nova Programação 2009/2


Caros escoteiros da Tropa Sênior-Guia

Está confirmado o reinício das atividades escoteiras para este sábado (22/08) às 14h00min no Parque do Chimarrão. Vejam a Programação completa até o final do ano e se organizem para participar de todas as atividades. Lembro que a presença nas atividades e reuniões, realização das provas de classe, juntemente com o cumprimento das 18 tarefas SG darão pontos e que serão essenciais para dar direito a participar do último acampamento o "Desafio Sênior no Perau da Nega e Cascata Fischer"
(encontro 32).

A primeira tarefa já está contando que é levar amigos, colegas, primos ou vizinhos a participar permanentemente de qualquer ramo do Grupo Escoteiro Arés, principalmente se for para entrar na Tropa Sênior-Guia.

No dia 29/08 teremos o "ESCOTEIRO POR UM DIA" onde organizaremos as atividades para serem aplicadas aos jovens que irão participar com o objetivo de que eles sintam atraídos pelo Movimento Escoteiro e comecem a participar do Grupo. Convidem os amigos, mostrem para eles a Programação e informem que terá muita aventura, desafios e diversão. O interesse é de vocês.

Nos encontramos no sábado,

SAPMS

Chefe Wilson Junior Weschenfelder






sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Parabéns Chefes Escoteiros!*


Movidos por uma força desconhecida que invade nosso corpo e penetra no sangue e na alma, pessoas comuns se transformam em seres especiais dotados de uma característica diferente dos demais humanos.

Não é uma história de ficção cientifica não. Estou falando dos tais chefes escoteiros.

Os chefes escoteiros são pessoas especiais, maravilhosas e competentes, mesmo sem remuneração alguma e às vezes desligando-se de sua própria família, dedicam-se a uma causa tão nobre acompanhando e construindo, ajudando a formar indivíduos íntegros, batalhadores, confiáveis, humildes e de bem com a vida. Ensinando-os a buscar seus objetivos, ultrapassar barreiras e encontrar maneiras de vencer qualquer obstáculo.

Parabéns ao Chefe Wilson Weschenfelder, Clenio Ruwer e Laerte Rodrigues Viana, continuem caminhando sem medir esforços, fazendo a sua parte nessa história da vida, para o mundo se tornar um lugar melhor, mais feliz, justo, humano e fraterno.

Ana Maria Viana
Chefe do Ramo Lobo
Presidente do G. E. Arés

*Artigo publicado no jornal Folha do Mate de 6 de agosto de 2009.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Dia 6 de agosto - Dia Interamericano do Escotista

Chefe Escoteiro

 

"A tarefa do Chefe Escoteiro (que verdadeiramente é interessante) consiste em explorar o íntimo de cada jovem, descobrir a sua personalidade para então encontrar e desenvolver o que é bom, deixando o ruim de lado".


Baden-Powell

A UEB/RS agradece a todos estes que fazem sua parte,

seguindo o ideal de Baden- Powell. 
06 de Agosto de 2009





Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes