terça-feira, 19 de maio de 2009

Escalada em Árvore - parte III


Na reunião do dia 16/05 a Tropa Sênior-Guia realizou a atividade de escalada em árvore como instrução inicial de escalada em rocha.
A primeira escalada em árvore desenvolvida pelo Chefe Wilson foi em 2003 com a Tropa Escoteira num acampamento em Linha Ponte Queimada (fotos AQUI). A segunda ocorreu em outubro de 2008 com a Tropa Sênior-Guia no Parque do Chimarrão (fotos AQUI).
Como já foi destacado anteriormente, esta atividade é uma instrução prévia para as atividades de montanhismo e escalada em rocha e consiste em subir com segurança em uma árvore utilizando as técnicas e equipamentos de escalada como mosquetões, freio oito, fitas tubulares, cordas e cadeirinha de escalada.
A atividade de "escalada em árvore" é utilizada para, além elevar o nível técnico para a futura atividade de escalada, como também serve para criar condições para a perda do medo de altura, desenvolver o equilíbrio, a destreza e a força física, controle emocional, como também desenvolve e pratica-se nós específicos e a segurança em atividades de risco.
Veja as fotos abaixo:




1ª atividade de "Escalada em Árvore" - 2003


Esta atividade foi realizada com a Tropa Escoteira na propriedade Freitag em Linha Ponte Queimada no ano de 2003. Foi num acampamento com jornada e com atividades básicas escoteiras e com orientação diurna e noturna. Também teve "pista o fio" e "caça ao tesouro" durante a noite.
Veja as fotos:





sexta-feira, 15 de maio de 2009

Reduza seu impacto no Meio Ambiente em 5 atitudes


Não precisamos ser nenhum especialista em Meio Ambiente ou radical do Greenpeace para saber a importância de se reduzir o impacto que causamos em nossas trilhas e escaladas.
Basta chegar em uma área de camping de uma travessia clássica e ver o tamanho do 'campsite' – local de acampamento – sem contar o lixo, marcas e resíduos que podemos encontrar por lá.
Para quem faz caminhada há bastante tempo sabe que esse local era bem menor há anos atrás, e o pior é que isso não se resume apenas ao mundo das caminhadas, o Luciano do Blog de escalada frequentemente comenta sobre os problemas nas bases das vias, como sujeira, resto de cigarros, e outros detritos.
Leave no Trace


Mas podemos mudar isso com 5 simples regras de mínimo impacto.

  1. Acampe apenas em áreas de acampamentos: Bivacar ou acampar fora das áreas costumeiramente usadas para acampar é uma ótima forma de se livrar da "muvuca" (principalmente em feriados), mas não há maneiras de combinar esse tipo de acampamento com mínimo impacto. Por isso evite ir em feriados longos ou chegue primeiro para ocupar o melhor local, mas sem abrir uma nova área de camping.
  2. Prepare suas refeições em casa: Uma das maneiras mais fáceis para diminuir o impacto é reduzir a quantidade de embalagens que levamos em uma caminhada. Basta já preparar as refeições pré embaladas (sem aquele monte de embalagens originais) em apenas 3 saquinhos por dia (café da manhã, lanche e janta).
  3. Não queime lixo na fogueira. Parece fútil, mas em toda área de camping existe uma marca de fogueira, ou seja, naquele pedaço de solo, dificilmente haverá uma recuperação do terreno além do risco de incendia na área próxima.
  4. Limite o uso da água para a limpeza e lavagem. Beber água é valioso em caminhadas, assim como preservar a maior parte dela para você e ao próximo. Por isso não lave louça dentro da água, porque o próximo montanhista também irá usar aquela água para beber, não use detergentes, sabonete ou outros resíduos que não sejam biodegradáveis e evite acampar muito próximo da fonte d'água para evitar a erosão no local, sem contar o risco de animais, enchentes, etc..
  5. Ande apenas nas trilhas: É claro que isso não se refere aqueles 2 ou 3 que estão desbravando a montanha ao lado, e sim para grupos grandes em trilhas já previamente demarcadas.

Leia sobre o assunto em Leave No Trace (inglês) ou Pega Leve. – por Levi Rodrigues
Fonte: CordadaInfinita


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Os segredos da cozinha de acampamento

 
     A cozinha de acampamento para muitos é o terror, as vezes não se consegue comer um bom prato de arroz bem feito, ficando geralmente com o aspecto de canja ou arroz doce, não que não se possa fazer num acampamento.
     Muitos garotos (isso incluindo as meninas), gostariam de cozinhar mas têm medo da gozação que receberiam, preferiando comer algo esquisito ou as vezes nem comer.
 

cozinha_06

 
     Nos desbravadores a prática de cozinha de unidade está retornando depois de muitos anos trabalhando no formato de "megas cozinhas, com cozinheiros" para o clube inteiro, desde um acampamento simples até a esfera de um camporee. Ah! Este ano isso está mudando na minha associação, pois reformulamos todo o camporee para ser em unidade.
As crianças amam praticar e participar. esse é o diferêncial.
     Sabendo que muitos clubes e grupos tem dificuldades em conseguir idéias de bons cardápios, acabando a fazer sempre as mesmas coisas, pesquisei e consegui um bom Manual de Cozinha de Acampamento Escoteiro (para os desbravadores será necessário algumas adaptações), que é uma ótima para você começar a fomentar as cozinhas de unidade/patrulha.
 

[200px-Pao_de_cacador[4].jpg]

 
     Este manual é interessante que fique dentro da caixa de materiais da unidade/patrulha para pesquisas no momento da produção do cardápio, então imprimam, encadernem e coloquem um saco impermeável.
     Clubes, iniciem essa prática e grupos, continuem a fazer e a demonstrar como se faz.
     Para baixar o manual, clique aqui.
 
Autor: Átila Santos - Mundo Desbravador


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Qual o significado da palavra Escoteiro?

 
     No dia 23 de abril foi o comemorado a fundação do Movimento Escoteiro no mundo, uma data muito importante no mundo e para nós, mas você sabe o significado do termo Escoteiro?
     O termo escoteiro de acordo com o dicionário é definido como:
 
"Escoteiro; adjetivo e substantivo masculino. Desimpedido, sem bagagem, sozinho; membro de associação de meninos (as) ou adolescentes organizada de acordo com o sistema de seu idealizador Baden Powell".
 
     Este mesmo termo também é definido pelo próprio fundador como "scout", traduzido do inglês britânico como explorador, mateiro; o qual Baden Powell o define assim:
 
... "- Um explorador ou esclarecedor militar, como sabem; é em geral, no exercito, um soldado escolhido por sua inteligência e coragem para ir adiante das tropas, descobrir onde se acha o inimigo e, informar ao combatente tudo o que puder averiguar a seu respeito. Mas, além desses exploradores que prestam serviços na guerra, há também os exploradores que servem na paz - homens que em tempos de paz executam tarefas que requerem a mesma dose de coragem e de engenhosidade. São os homens que vivem nas fronteiras do mundo civilizado." ...
 
explorando

Veja outras curiosidade também relatada por Baden Powell:
 
..."- O escotismo ou ciência do explorador difere da espionagem no que respeita somente a colher informações sobre o inimigo ou seu país no decurso normal da carreira militar."...
 
..."- Scout é uma palavra familiar para as crianças da Inglaterra. Em 1900, ainda antes da libertação de Mafeking, apareceu uma série de histórias intituladas" The Boy Scout Scarlett "e, a" New Buffalo Bill Library "editada pela The Boy Scout na mesma ocasião."...
 
     A Adoção no Brasil do termo "escoteiro" deve-se ao Dr. Mário Sergio Cardim, principal fundador da Associação Brasileira de Escotismo (ABE), com sede em São Paulo e do Escotismo feminino no Brasil.
     Sua utilização nesse sentido não é conhecida em nosso país, quando o Dr. Mário Sérgio Cardim descobriu que o substantivo "escoteiro" representava não apenas o "só", bem como "pioneiro" e "lépido", conforme lições de Herculano, Camilo, Gaspar Nicolau, Blutteau, citada pelo filólogo Candido Figueiredo.
     Depois de uma palestra na "Rotisserie Sportman", com Olavo Bilac, Amadeu Amaral e Coelho Neto, decidiu-se o Dr. Cardim pelo termo "escoteiro", mais parecido com "scout", e já empregado em Portugal como escutas, pelo Hermano Neves na tradução do livro de Baden Powell "Scouting for Boys" (Escotismo para Rapazes).
     Submeteu a confronto os vocábulos  "pioneiro", "adueiro", "vanguardeiro", "bandeirante", "escuta" que eram então propostos.
     Esse termo foi oficializado pela Associação Brasileira de Escoteiros, com sede em São Paulo, em seus estatutos impressos na casa Vaberden, em 1915, registrado na 1ª circunscrição de São Paulo, naquele ano, de acordo com a lei.
Conforme o Relatório de 1914/16 da A.B.E,, o Dr. Mário Sergio Cardim sustentou pelas colunas de "O Paiz" uma amistosa discussão com o Dr. Olympio de Araujo, membro da Academia Mineira de Letras, que defendia o termo "bandeirante".
     Afirma o referido relatório, na página 4:
 
"Provamos então que "escoteiro" significa também corajoso, esperto, destro, etc..., e que, "bandeirante" tinha o inconveniente de poder denunciar uma preocupação regionalista."
 
     As organizações escoteiras que funcionaram no Brasil, antes da A.B.E, segundo nos consta, usavam ainda denominações em idioma estrangeiro, como é, o caso do "Centro de Boys Scouts do Brazil" no R.J. e dos "pfadfinders" do Turnerbund de Porto Alegre, atual G.E. George Black.
     Também foi o Dr. Mário Sergio Cardim que utilizou pela primeira vez o termo "Sempre Alerta" para tradução de "Be Prepared".
 
Sinônimos do termo "escoteiro" utilizados pelo mundo atualmente:
  • Scouts – Inglês britânico
  • Pfadfinder - Alemão (termo também utilizado para os clubes de desbravadores na Alemanha)
  • Pachorras – Guatemalês
  • Hatsofim - Hebraico
Alguns sinônimos do termo "Sempre Alerta" utlizados:
  • Be prepared - Língua Inglesa
  • Siempre Listo - Língua Espanhola
  • Toujours prêt - Língua Francesa
  • Nna oi pokoulse - Língua Setswana (pais Botswana)
  • Selalu Bersedia - Língua Malay (País Brunei)
  • Esso Etimos - Língua Grega
  • Daima hazir - Língua Turca
  • Vaer Beredt - Língua Dinamarquesa
  • Kun Musta'idan - Língua Árabe
  • Hayer nachon - Língua Hebraica
  • Estoti Parati - Língua Italiana
  • Ole Valmis - Língua Finlandesa
  • Allzeit Bereit - Língua Alemã
 
Fontes: a. Dicionário Escolar de Língua Portuguesa - 8ª ed. - Francisco Silveira Bueno; b. Dicionário Collins - Português / Inglês; c. Informativo Sempre Alerta nº 87 - Nov/Dez. 1984; d. Escotismo para Rapazes - Edição para Fraternidade Escoteira Mundial pags. 27-28 - Editora Escoteira 1975; e. Baden Powell - Cidadão do mundo - CNE - Robert Bastian - 2ª ed. 1980 – Portugal; f. Scouting Around the World – 1990 edition WOSM
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

domingo, 10 de maio de 2009

Rango de trilha - pão de frigideira


     Aí vai uma receita rápida para quem caminha e quer ter pão fresco no café da manhã. O Vitor conseguiu a receita no Livro de Cozinha do Excursionista Faminto do Sérgio Beck (http://www.livrosdobeck.com), que tem algumas variantes da forma de preparo abaixo.
     Você pode levar facilmente todos os ingredientes desse pão na mochila e na hora apenas misturá-los e acrescentar água. Fácil!

Duas xícaras de farinha
Duas xícaras de farinha.

Duas colheres de chá de fermento em pó
Duas colheres de chá de fermento em pó.

Uma colher de azeite ou óleo
Uma colher de azeite ou óleo.

Misture tudo e acrescente água (uma xícara) até a massa ficar mole
Misture tudo e acrescente água (uma xícara) até a massa ficar mole.
Acrescente condimentos (sal, orégano, queijo ralado...)
Acrescente condimentos (sal, orégano, queijo ralado...)

Despeje 1/3 da mistura numa frigideira untada e já aquecida.
Despeje 1/3 da mistura numa frigideira untada e já aquecida.

Feche e deixe cozinhar. Se estiver usando um fogareiro forte, fique esperto para não queimar. Vire c
Tampe a frigideira e deixe cozinhar. Se estiver usando um fogareiro forte, fique esperto para não queimar. Vire com frequência.

Mande ver!
Mande ver!

Crédito das imagens: Eliseu Frechou


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Identificando o Céu


     Quem não gosta de ficar deitado sob um céu estrelado, procurando por constelações, planetas e torcendo para ver uma estrela cadente?
     Todo mundo que pratica algum esporte ou atividade ao ar livre já fez isso pelo menos uma vez e a grande maioria fica sem saber o que está olhando.

Você consegue achar o Cruzeiro do Sul nesta foto?

     Visite o site Zênite e descubra.

Fonte: CordadaInfinita
Postado e adaptado por Chefe Wilson


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Tropa Sênior-Guia no AJURI 2009


A Tropa Sênior-Guia do G. E. Arés esteve presente no Ajuri 2009 em Santa Cruz do Sul... veja algumas imagens:

Álbum completo com as imagens do Chefe Wilson no http://picasaweb.google.com/TropaSeniorGuiaAres/Ajuri2009SantaCruzDoSul