sexta-feira, 13 de junho de 2008

Tornados atingem EUA e matam 4 escoteiros

Um tornado atingiu um acampamento de escoteiros em Iowa, nos Estados Unidos, e derrubou uma cabana onde vários deles abrigavam-se, matando quatro adolescentes e ferindo dezenas de outros.

Cerca de 100 escoteiros tentaram se proteger dentro de abrigos no Rancho Little Sioux Scout quando o tornado atingiu a área, depois do entardecer de quarta-feira (11), um dos mais de 30 fenômenos do tipo surgidos no Meio-Oeste norte-americano durante a noite.

"Não fomos avisados de absolutamente nada", afirmou o líder de escoteiros Thomas White, na manhã de quinta-feira. Segundo White, os escoteiros observavam as nuvens e uma tempestade de raios quando viram um funil formar-se no céu. Depois disso, começaram a correr.

Pool / Reuters / Tornado devasta acampamento de escoteiros em Iowa, nos Estados Unidos, matando quatro adolescentes e ferindos outros

Tornado devasta acampamento de escoteiros em Iowa, nos Estados Unidos, matando quatro adolescentes e ferindos outros (foto: Pool / Reuters)

Uma cabana onde os escoteiros tentaram se abrigar ficou no caminho do tornado. White disse em entrevistas concedidas a canais de TV que foi nessa cabana que alguns adolescentes morreram.

"Ele chegou e todas as portas abriram-se. Eu ouvi um estrondo", afirmou Rob Logsdon, 15. "As paredes, a varanda e o teto sumiram. Fui atingido nas costas por uma mesa."

Os garotos mortos no acampamento foram identificados como sendo dois meninos de 13 anos de idade e um de 14 provenientes de Omaha, Nebraska, e um de 13 anos de idade vindo de Eagle Grove, Iowa.

     Veja algumas fotos:

Deadly Tornado

Um Escoteiro sendo resgatado (foto: Nati Harnik/AP - ABC News)

Deadly Tornado

Jessen sobreviveu ao tornado (foto: Nati Harnik/AP - ABC News)

Deadly Tornado

Escoteiros e suas famílias num forte abraço no West Harrison Mondamin na High School, Iowa, onde foram reunificada com os seus familiares (foto: Nati Harnik/AP - ABC News)

Deadly Tornado

Um funcionário examina os escombros do refúgio onde os quatro Escoteiros morreram em um tornado no Rancho Escoteiro Litlle Sioux, em Iowa (foto: Nati Harnik/AP - ABC News)

Deadly Tornado

Foto aérea do Rancho Escoteiro Litlle Sioux (foto: Nati Harnik/AP - ABC News)

Fonte: Reuters - Gazeta do Povo

Postado por Wilson Junior Weschenfelder



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Regra 155 - Distintivo de Especialidades

Atendidas as exigências formuladas no GUIA DE ESPECIALIDADES, a Diretoria do Grupo, por proposta do responsável pela Seção, conferirá ao lobinho, ao escoteiro ou ao sênior o direito de usar distintivos de Especialidades, consoante as seguintes normas:

a) As Especialidades estão distribuídas em 5 Ramos de Conhecimentos, a saber: Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras;

b) cada Especialidade poderá ser conquistada em 3 (três) níveis progressivos, Nível 1, Nível 2 e Nível 3, que se distinguem pela complexidade e pelo grau de dificuldade dos requisitos estabelecidos para sua conquista, não guardando qualquer relação com os Ramos em que se desenvolve a progressão escoteira;

c)  cada conquista será assinalada pela outorga de um distintivoespecífico para a Especialidade no Nível conquistado, e do Certificado de Especialidade apropriado, conforme estabelece o GUIA DE ESPECIALIDADES;

d)  Lobinhos, Escoteiros e Seniores utilizarão no traje ou uniforme apenas o distintivo de Nível mais elevado de cada Especialidade conquistada.

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

Fonte: Escoteiros



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Especialidades

O que é uma Especialidade?

Um especialidade é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema. Dispor de tempo, estudar muito e dedicar-se com afinco são condições necessárias para que alguém se torne um especialista. Mas quase sempre existe um ponto de partida, geralmente uma pessoa ou um conjunto de circunstâncias, que nos estimulam numa determinada direção.

As Especialidades que propomos a você pretendem ser esse ponto de partida, estimulando a obtenção e o exercício de habilidades em torno de um ponto específico, ajudando-o a desenvolver novas aptidões, motivando a exploração de novos interesses e, como consequência, ajudando-o a se tornar uma pessoa melhor preparada para enfrentar a vida.

Na realidade, a conquista de uma Especialidade não faz devocê um especialista, até porque estamos mais interessados no esforço que você desenvolve para conquistar uma Especialidade do que nos conhecimentos e habilidades que você adquire; mas pode ser um bom começo.

Você poderá ter contato com os mais variados temas para, mais tarde, eleger aquele em que você efetivamente vai querer se especializar, que sabe até definindo sua futura profissão.

"As Especialidade são voluntárias, individuais e se desenvolvem de modo flexível"

No movimento Escoteiro, os jovens são incentivados a desenvolver e conquistar Especialidades, mas a decisão de fazê-lo é inteiramente voluntária.

Você decide se quer conquistar Especialidades, da mesma forma como você também decide qual é o melhor momento para fazê-lo. Você também é quem decide que Especialidades você quer conquistar. Aqui você verá uma série bastante grande de sugestões e idéias para a conquista de Especialidades, mas nada impede que você tenha outros interesses ou aptidões, que não estejam incluidas nesta relação.

As Especialidades devem ser desenvolvidas individualmente, embora nada impeça que você e mais um pequeno grupo de amigos (ou, até mesmo, toda a sua Matilha ou Patrulha), tenham um interesse comum e, por isso, decidam conquistar, ao mesmo tempo, uma determinada Especialidade.

Dependendo do tema escolhido e de sua complexidade, dos seus conhecimentos anteriores sobre o assunto, da maior ou menor facilidade que você tenha para desenvolver essa ou aquela habilidade e de sua própria disponibilidade, o tempo para a conquista de uma Especialidade pode variar bastante, assim como não existe nenhuma limitação para o número de Especialidades que você pode conquistar.

Mesmo que você nunca tenha tido contato com um assunto, você pode escolhê-lo como tema para a conquista de mais uma Especialidade. Para tornar isso possível, os requisitos para a conquista de cada Especialidade foram estabelecidos em níveis progressivos, que não têm nenhuma relação com o Ramo em que você se encontra. Independente de você ser um lobinho ou uma lobinha, um escoteiro ou uma escoteira, um sênior ou uma guia, é o seu grau de conhecimento anterior sobre o assunto, bem como a profundidade com que você pretenda desenvolvê-la, que vai determinar em que Nível você vai conquistar uma Especialidade. Assim, se você ignora completamente o tema envolvido em uma Especialidade, mas deseja conquistá-la, você pode trabalhar, inicialmente, sobre os requisitos mais simples, isto é, aqueles que constituem a base de conhecimentos mínimos que você deve adquirir para conquistar tal Especialidade.

Um vez atendido esses requisitos, você terá conquistado a Especialidade no Nível 1, e poderá decidir depois se quer prosseguir no atendimento a outros requisitos da mesma Especialidade, para conquistar seu Nível 2, ou se a conquista do Nível 1 já foi suficiente para atender a sua expectativa. Por outro lado, se você já tem alguma intimidade com o assunto e se considera possuidor daqueles conhecimentos mínimos exigidos para a conquista do Nível 1 de uma Especialidade, você pode perseguir, logo de umavez, requisitos mais avançados, que lhe permitam conquistar o Nível 2 da mesma Especialidade ou, até, seu Nível 3, independentemente do Ramo em que você se encontra.

Para facilitar o controle da sua progressão, o número dos requisitos fixados para a conquista decada Especialidade é, sempre, um múltiplo de três.

Um vez completado um terço desses requisitos, você terá conquistado o Nível 1; ao completar dois terços, você terá conquistado o Nível 2 e, finalmente, depois deatender à totalidade dos requisitos, você terá conquistado o Nível 3. E o melhor de tudo éque é você, em contato com o adulto que o estará ajudando em sua conquista, quem vai decidir a ordem em que os requisitos devem seratendidos. Como as Especialidades são conquistas que você alcançou por meio do seu esforço pessoal, você as conserva memso quando muda de Ramo.

"Um escotista não é um Dr.Sabe-Tudo !!"

Os escotistas da sua alcatéia ou da sua Tropa conhecem uma variedade muito grande de assuntos; afinal de contas, eles têm a responsabilidade de auxiliá-lo em seu desenvolvimento, e isso exige que eles se esforcem para conhecer muitas coisas.
Mas nenhum deles é o Dr.Sabe-Tudo, e há de chegar um momento em que você se interesse por uma Especialidade que seja desconhecida para todos eles. Da mesma maneira, pode acontecer que, mesmo que um deles domine o assunto quevocê elegeu para a conquista de uma Especialidade, nenhum deles tenha tempo disponível para orientá-lo em sua conquista. Nada disso impede quevocê seja atendido em seu desejo de conquistar uma Especialidade. Depois que você manifestar esse desejo, os escotistas saberão encontrar alguém, dentro ou fora do Movimento Escoteiro, que o oriente, como instrutor ou examinador da Especialidade.

As Especialidades permitem aprender, fazer e servir.

Quando você decide conquistar uma Especialidade é porque está disposto a reunir informações sobre um determinado assunto (aprender), a pôr em prática algumas habilidades relacionadas com o tema (fazer) ea prestar algum serviço onde possa aplicar esses conhecimentos e habilidades (servir).

Embora as Especialidades não se relacionem diretamente com a sua progressão pessoal, elas representam crescimento e, no Movimento Escoteiro:

  • Ser mais útil
  • Ser mais participante
  • Ser mais responsável

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação ESCOTISMO. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

Veja alguns distintivos abaixo:

Os Ramos de Conhecimentos podem ser:

Ciências e Tecnologia

» Aeromodelismo (NOVA)
» Aprendiz de Planador (NOVA)
» Arqueologia
» Arquitetura
» Astronomia (ATUALIZADA)
» Comunicações (ATUALIZADA)
» Eletrônica
» Energia
» Engenharia
» Engenharia Sanitária (ATUALIZADA)
» Informática
» Meteorologia
» Mineralogia
» Oceanologia (ATUALIZADA)
» Química
» Técnica Aeronáutica
» Zoobotânica

Desportos

» Artes Marciais
» Canoagem (NOVA)
» Ciclismo
» Estudos Desportivos
» Excursões
» Ginástica
» Hipismo
» Mergulho Autônomo Amador
» Mergulho Livre
» Montanhismo
» Natação
» Patinação
» Pesca
» Prática Desportiva
» Vela (ATUALIZADA)
» Xadrez

Cultura

» Arte do Marinheiro
» Artes Cênicas
» Artes Gráficas
» Artesanato
» Coleções
» Cultura Brasileira
» Dança
» Dança Folclórica
» Estudos da Bíblia
» Fotografia
» Genealogia
» História Aeroespacial (NOVA)
» História Brasileira
» História da Salvação (EXCLUÍDA)
» História Local
» História Marítima (NOVA)
» Leis
» Leitura
» Literatura
» Música
» Oratória
» Plastimodelismo
» Tradições Indígenas
» Tradições

 Habilidades Escoteiras

» Acampador
» Almoxarife
» Cidadão do Mundo
» Cozinheiro
» Grumete (NOVA)
» Pioneiria
» Rastreador
» Sapador

Serviços

» Administração
» Agricultura
» Alfabetização
» Animação da Fé (ATUALIZADA)
» Aqüicultura (NOVA)
» Babá
» Biblioteconomia
» Bolsa de Valores (NOVA)
» Carpintaria
» Cartografia (ATUALIZADA)
» Confeitaria
» Construção Civil
» Criação de Animais de Estimação
» Decoração
» Defesa Civil (ATUALIZADA)
» Encadernação
» Entrega de Mensagens
» Estilismo
» Etiqueta
» Faixa do Cidadão (NOVA)
» Horticultura
» Informações Turísticas
» Integração
» Internet
» Investigação
» Jornalismo
» Lides Campeiras
» Línguas
» Manutenção Elétrica
» Marcenaria (ATUALIZADA)
» Marinharia
» Mecânica Aérea (NOVA)
» Mecânica de Automóveis
» Mecânica de Motor de Popa (NOVA)
» Navegação Aérea (NOVA)
» Nutrição
» Observação Aérea (NOVA)
» Paisagismo
» Pinturas
» Prevenção ao Crime
» Prevenção de Incêndio (ATUALIZADA)
» Prevenção em Saúde
» Primeiros Socorros (ATUALIZADA)
» Produção de Laticínios
» Radioamadorismo (ATUALIZADA)
» Radioescuta (NOVA)
» Reparos Domésticos
» Reparos em Fibra (NOVA)
» Salvamento (ATUALIZADA)
» Secretariado
» Segurança no Trânsito
» Segurança
» Serralheria
» Sinalização (ATUALIZADA)
» Sobrevivência
» Topografia
» Vendas
» Vitrines
Criando uma nova Especialidade

Dissemos antes que você não precisa limitar seus interesses às Especialidades que já aparecem em nossa lista de Especialidades. Você pode criar outras, seguindo um roteiro simples:

1º passo: Identificando um interesse resultando em : nome da nova Especialidade e no seu enquadramento em um dos Ramos de conhecimentos.

2º passo: Definindo os requisitos. Uma pessoa que conheça o assunto poderá auxiliar a Alcatéia ou a Tropa a definir os requisitos. Não se esquecendo de que o número derequisitos deve ser um múltiplo de três.

3º passo: Conquistando a Especialidade. Depois de percorridos os 2 passos anteriores, está definida uma Especialidade de Seção e espera-se que você, como autor da proposta, seja o primeiro em sua Alcatéia ou em sua Trop a conquistar a nova Especialidade.

4º passo: Propondo a inclusão da Especialidade no Guia de Especialidades. Depois que você houver completado a conquista, pelo menos, do Nível 1 da Especialidade que você mesmo propôs, é hora de sugerir sua inclusão no Guia, de modo a permitir que, em outros pontos do Brasil, qualquer lobinho, lobinha, escoteiro, escoteira, sênior ou guia possa tirar proveito da sua idéia.

A conquista das Especialidades é reconhecida pela outorga de distintivos e certificados.
Fonte: G.E. do Ar Almirante Adalberto Nunes - DF


__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

QUERO SER ESCOTEIRO!! O QUE DEVO SABER!!

QUAL O PROPÓSITO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO?

Contribuir para que os jovens assumam o seu próprio desenvolvimento, especialmente o do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

É um movimento de jovens com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculos político-partidários, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell.

QUANDO SE PODE ENTRAR PARA O MOVIMENTO ESCOTEIRO?

No Movimento Escoteiro as crianças e jovens, de ambos os sexos, são divididas por Ramos de acordo com a idade.

• De 7 a 10 anos - As crianças nesta idade podem ingressar no Ramo Lobinho ( Diversão ), toda esta fase é desenvolvida em torno do "Livro da Jângal", resumido em "Mowgli, o Menino-Lobo"

• De 11 a 14 anos – Os Jovens nesta idade podem ingressar no Ramo Escoteiro ( Aventura ), esta fase é voltada para a vida em equipe e o encontro com a natureza.

• De 15 a 18 anos – Os Jovens podem ingressar no Ramo Sênior ( Desafio ) fase voltada para atividades aventureiras, de serviço comunitário, sociais e culturais.

• De 19 a 21 anos – já em uma fase jovem-adulta do movimento os jovens podem ingressar no Ramo Pioneiro ( Servir ) desenvolvem projetos e ações sociais em conjunto com atividades de interesse das equipes.

ATIVIDADES ATRAENTES E EDUCATIVAS

Nos acampamentos e nas excursões, nas atividades esportivas e atividades de contato com a natureza, você fortalecerá a saúde do corpo e da mente, ampliará sua criatividade e conhecimento, conhecerá outros lugares e fará muitas amizades. Nas ações sociais e espirituais você irá se conhecer melhor e descobrirá o prazer de fazer o bem ao próximo.

APRENDER FAZENDO

Observando, descobrindo, criando, experimentando e construindo você vai participar de atividades interessantes que permitirão que você se desenvolva e amplie seu conhecimento de uma forma divertida e ativa.

UM MOVIMENTO DE JOVENS E PARA JOVENS

Você fará parte de uma equipe de jovens da sua idade e vivenciará momentos inesquecíveis que lhes trarão experiências e habilidades para toda a vida.

UM MOVIMENTO EM MOVIMENTO

Evoluindo e adaptando-se em toda parte conforme as circunstâncias de cada país, servindo de acordo com as necessidades de cada lugar. O escotismo está aberto a todos, meninos e meninas, independente de raça, credo ou situação social, seguindo os princípios e o método idealizado por seu fundador Baden-Powell.

EU QUERO PARTICIPAR ! O QUE DEVO FAZER?

Entre em contato com o Grupo Escoteiro Arés através do e-mail geares@geares.com.br, pelo site do Grupo (http://www.geares.com.br) ou pelo telefone 3741.3317 como Chefe Ana Maria ou Laerte Viana. Após este contato você terá todas as informações necessárias sobre como fazer para se integrar ao Movimento Escoteiro.

Fonte: UEB/RS



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Grupos Escoteiros Gaúchos em busca da qualidade

A União dos Escoteiros do Brasil divulgou na última semana, em seu site, o resultado da avaliação do Grupo Padrão 2007/2008. A Região do Rio Grande do Sul teve 16 Grupos Escoteiros participantes este ano, onde 3 obtiveram grau Ouro, 6 grau Prata e 7 grupos obtiveram grau Bronze.

     A Diretoria Regional congratula os Grupos Escoteiros por esta grande conquista. Estes são grupos que devem ser seguidos como exemplos, na busca de sua excelência no Movimento Escoteiro, onde chefes realizam atividades atrativas, e a executiva faz seu dever de casa administrando o grupo, registrando seus elementos, propiciando qualidade nas atividades para os chefes, com cursos e suporte nas atividades.

Fonte: UEB/RS



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

terça-feira, 10 de junho de 2008

Encontro 12 - Aut. dos Pais

 

Atividade: Acampamento Básico

Propriedade: Sr. Júlio Spies

Localidade: Linha Estância Mariante - Venâncio Aires

Saída

Dia: 14/06/2008

Local: Parque do Chimarrão

Horário: 09:00 hs

Chegada

Dia: 15/06/2008

Local: Parque do Chimarrão

Horário: 15:00 hs

Custo da atividade: Transporte e Alimentação (sob responsabilidade da Patrulha)

Meio de deslocamento: Responsabilidade dos Pais ou Responsáveis

Responsáveis pela alimentação: Patrulha

 

Material individual à ser levado:

  • Higiene pessoal e alimentação.

 

OBSERVAÇÕES:

  • Levar a Autorização assinada junto na atividade e manter atualizado os débitos com a Tesouraria, ao contrário, o Sênior ou Guia não poderá participar da atividade;
  • Caso chover excessivamente, a Chefia poderá cancelar/transferir a atividade.

 

Eu, _______________________________________ autorizo o(a) jovem __________________________________________ para participar do acampamento da Tropa Sênior-Guia à ser realizada na propriedade do Sr. Júlio Spies em Linha Estância Mariante nos dias 14 e 15/06/2008 conforme esta presente "Autorização" e conforme a Programação específica para esta atividade. Informo no verso possíveis remédios que estejam eventualmente tomando e demais observações e providências a serem tomadas. Em caso de necessidade, durante a atividade os telefones para contato são: __________________________________

 

Observações: __________________________________________

______________________________________________________

 

Data: ________________

Assinatura do Responsável: _________________________

 

_________________________

Wilson Junior Weschenfelder

Chefe da Tropa Sênior/Guia

Cel. 8407.9183

 



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Encontro 12 - 14,15/06/2008 - Acampamento Básico

 

Encontro n° 12

Data: 14 e 15/06/2008

Descrição da atividade: Acampamento Básico

Local: Chácara do Sr. Júlio Spies em Linha Estância Mariante (RS-287)

Data, horário e local de saída: 14/06/08 às 9:00hs na Sede do GE Arés

Data, horário e local de retorno: 15/06/08 às 15:00hs na Sede do GE Arés

Programação

Sábado

09:00 hs – Sede do GE Arés

10:00 hs – Organizar e carregar material nos veiculos para o deslocamento[1]

10:30 hs – Chegada e BOIA

11:00 hs – Definição da área e montagem do acampamento completo (cantos do lenhador, fossas, sanitários, etc.) e início da pioneiria "fogão aéreo"

11:30 hs – Preparação para almoço (Massa com carne)[2]

14:30 hs – Atividade sobre Primeiros Socorros (Chefe Wilson)

16:00 hs – Atividade sob responsabilidade da Chefe Gabrielli[3]

17:00 hs – Atividade sob responsabilidade do Chefe Getúlio³

18:00 hs – BOIA

18:15 hs – Vistoria do acampamento e Higiene

19:00 hs – Preparação para janta no fogão aéreo (Sopão de vegetais)²

21:00 hs -  Fogo de Conselho (tema livre)

22:00 hs - Atividade noturna (surpresa)

23:00 hs – Silêncio e Guarda

Domingo

07:30 hs - BOIA

07:45 hs - Café da manhã (livre)²

08:30 hs – Atividade com a Patrulha

Tapuia³

10:00 hs – Atividade com a Patrulha Kaigang³

11:30 hs - Higiene e preparo do almoço no fogão aéreo (Carreteiro de lingüíça)²

13:00 hs - Desmontar acampamento

14:00 hs – Vistoria do acampamento

14:30 – BOIA e retorno

Área de crescimento: Pessoal – Escoteiro

Objetivos: Preparar para realizar um acampamento padrão escoteiro

Chefe Responsável: Wilson Junior Weschenfelder

Chefe Assistente: Getúlio Sehn Filho e Gabrielli Schirrmann

 

 

Wilson J. W.

Laerte Viana

Ana Viana

Chefe de Tropa

Diretor de Escotismo

Diretor Presidente



[1] Cada Patrulha é responsável pelo seu transporte e transporte do material na saída no sábado (9:00hs na Sede) e no domingo (14:30hs na chácara do Sr. Júlio Spies).

[2] Cada Patrulha é responsável pela sua alimentação (quantidade, acondicionamento e transporte)

[3] As atividades de responsabilidade dos Chefes e Patrulhas deverão seguir os seguintes temas: Nós, Amarras, Pioneirias e Primeiros Socorros.



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Instrução de Primeiros Socorros

     Para estar preparada em eventuais necessidades de emergência em atividades escoteiras ou em auxílio à sociedade, os integrantes da Tropa Sênior-Guia tiveram, no dia 31 de maio, uma instrução teórica de Primeiros Socorros com o Capitão Eduardo Gener de Pinheiros do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires.

     A instrução ocorreu nas dependências do Colégio Oliveira Castilhos com, principalmente, apresentações de vídeos de acidentes e procedimentos de resgate, ABC e VOS.

     O procedimento ABC pode ser visto no AQUI.

Postado por Chefe Wilson



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Abordagem de vítimas no ABC

A Airway      Nível de consciência - via aérea

 

Na primeira abordagem pesquise a via aérea da vítima, sem movimentar a cabeça  e procure:

 

1) Elevação da mandíbula com os dedos em gancho.
 

  • Se a boca abre naturalmente;
  • Se existe sangue ou outros fluídos;
  • Se existem dentes partidos;
  • Se existem próteses dentárias soltas;

 

2) Abertura da boca com a técnica dos dedos cruzados

 

  • Uma ligeira tração a região cervical;
  • Alinhe a região cervical;
  • Efetue a elevação da mandíbula;
  • Aplicar um tubo orofaríngeo;
  • Aspire se existirem fluídos;

 

Elevação da mandíbula

  • Se ao alinhar a região cervical sentir resistência, não forçar e manter a posição;
  • Só aplicar o colar cervical quando a vítima se encontrar devidamente alinhada;
  • Aplicar o tubo orofaríngeo somente se a vítima não reagir;
  • Efetuar uma aspiração rápida, atenção ao vômito;

 

 

B    Breathing      Ventilação
 

Na primeira abordagem pesquise:

  • Se ventila;
  • Se a ventilação é eficaz;
  • Se os movimentos torácicos são simétricos;
  • Se existem lesões abertas do tórax;

 

Atuação

  • Se a vítima não ventila efetue duas insuflações, e verifique a circulação;
  • Se a vítima estiver com pulso e não ventilar, efetue uma insuflação cada 5 segundos (adulto), ou 1 insuflação cada 3 segundos (criança) 

 

Recomendações:

  • Se ao ventilar o ar não entrar, verifique a elevação da mandíbula;
  • Se após ter corrigido a elevação da mandíbula e o ar não entrar, considere a obstrução da via aérea, que pode ser por:

          - Edema 
          - Fluídos (sangue ou outro) 
          - Dentes partidos

     Pesquise novamente a cavidade bucal e aspire se necessário. Se a vítima apresenta dificuldade ventilatória, procure:

          - Se não existe sangue na orofaringe;

          - Se a expansão torácica é eficaz e simétrica;

          - Despiste um possível pneumotórax; 


 

C   Circulation     Circulação
 

Na primeira abordagem pesquise:

  • Se a vítima tem pulso;
  • Se existem hemorragias ativas;
  • Se existe alterações da cor, umidade e temperatura da pele

 

Atuação

  • Se a não tem pulso, inicie de imediato as manobras de R.C.P.
  • Se tiver alguma hemorragia, proceda ao seu controlo;
  • Se a vítima apresentar, palidez, sudorese, hipotermia, pulso rápido efetue a elevação dos membros inferiores, aqueça a vitima;

          Recomendações:

  • Se estiver a executar as manobras de R.C.P. verifique a eficácia da compressões, palpando pulso carotídeo durante a sua execução

 

Recomendações
 

  •  Se estiver a executar as manobras de R.C.P. verifique a eficácia da compressões, palpando pulso carotídeo durante a sua execução;
  • Controle as hemorragias utilizando umas das técnicas ou em conjunto:

          - Compressão direta

          - Elevação do membro;

          - Compressão indireta;

          - Aplicação de frio;

          - Garrote/torniquete - a usar somente em amputados ou esmagamentos e quando todas as outras técnicas falharem;

          - Ao efetuar a elevação dos membros inferiores não ultrapasse os 45º para não interferir com um possível traumatismo vertebro-medular

 

Fonte: Bombeiros Emergência

Postado por Chefe Wilson



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Encontro 11 - 07/06/2008

 

Encontro n° 11

Data: 07/06/2008

Horário: 9:00hs

Atividade: Prática

Programação

09:00hs – Bandeira

09:15hs - Instrução sobre Hastiamento e arriamento da Bandeira

10:00hs – Prática sobre Primeiros-Socorros (talas, imobilizações e transporte com maca)

11:30hs – Encerramento

 

Área de crescimento: Pessoal – Escoteiro

Objetivos: Capacitar para auxiliar os demais membros da Patrulha e população

Local: Sede

Chefe Responsável: Wilson Junior Weschenfelder

Chefe Assistente: Getúlio Sehn Filho e Gabrielli Schirrmann

 

 

Wilson J. W.

Laerte Viana

Ana Viana

Chefe de Tropa

Diretor de Escotismo

Diretor Presidente

 



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Encontro 10 - 31/05/2008

 

Encontro n° 10

Data: 31/05/2008

Horário: 9:00hs

Atividade: Teórica

Programação

08:50hs – Encontro na esquina do INSS

08:55hs – Deslocamento até ao Corpo de Bombeiros

09:00hs – Apresentação ao responsável pela instrução – Capitão Gener

09:10hs – Instrução teórica de Primeiro Socorros (ABC e VOS)

11:30hs – Encerramento

 

Área de crescimento: Pessoal – Escoteiro

Objetivos: Capacitar para auxiliar os demais membros da Patrulha e população

Local: Corpo de Bombeiros – Colégio Oliveira Castilhos

Chefe Responsável: Wilson Junior Weschenfelder

Chefe Assistente: Getúlio Sehn Filho e Gabrielli Schirrmann

 

Wilson J. W.

Laerte Viana

Ana Viana

Chefe de Tropa

Diretor de Escotismo

Diretor Presidente

 



Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!